dc.contributor.author | Santos Neto, Júlio Augusto dos | |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T20:10:30Z | |
dc.date.available | 2018-05-14T20:10:30Z | |
dc.date.issued | 2018-02-26 | |
dc.identifier.citation | SANTOS NETO, Júlio Augusto dos. Uma sequência didática sobre área e perímetro utilizando o banco de questões da OBMEP e o GeoGebra. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10004. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10004 | |
dc.description.abstract | This work presents a didactic sequence with questions of geometry developed from a problem of the OBMEP’s Question Database using as support a dialogical text and the software GeoGebra. Based on Didactic Engineering has accessible language, animated characters and computational resources. It intends to be an alternative learning for the development the student autonomy and transforming the teacher like mediator of this one. The OBMEP question requires the calculation of the perimeter of a quadrilateral contained in an equilateral triangle. Resolution requires geometric underlying knowledge to the problem that must be explored by the activities. Another traditional problem is the calculation of the largest area possible for a constant perimeter figure. Fractions, algebra and quadratic function are associated with geometric problems contributing to a contextualized and interdisciplinary learning. The work was carried out with the first year of the course on Computer Networks Integrated to High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP), Catanduva campus, in the months of October and November of 2017. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Perímetro | por |
dc.subject | Área | por |
dc.subject | Engenharia didática | por |
dc.subject | Texto dialógico | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Geometry | eng |
dc.subject | Perimeter | eng |
dc.subject | Dialogic Text | eng |
dc.title | Uma sequência didática sobre área e perímetro utilizando o banco de questões da OBMEP e o GeoGebra | por |
dc.title.alternative | A didactic sequence on area and perimeter using OBMEP's questions database and GeoGebra | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Caetano, Paulo Antônio Silvani | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0370219014539994 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma sequência didática com questões de geometria desenvolvidas a partir de um problema do Banco de Questões da OBMEP utilizando como apoio um texto dialógico e o software GeoGebra. Tem a Engenharia Didática como referencial teórico e faz uso de uma linguagem acessível, de personagens de desenhos animados e de recursos computacionais. Pretende ser uma alternativa de aprendizagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia do aluno tendo o professor como mediador. A questão da OBMEP solicita o cálculo do perímetro de um quadrilátero contido em um triângulo equilátero. A resolução exige conhecimentos geométricos subjacentes ao problema que são explorados pelas atividades. Outro problema trabalhado é o cálculo da maior área possível para uma figura de perímetro constante. Frações, álgebra e função quadrática são associadas aos problemas geométricos contribuindo para uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar. O trabalho foi aplicado em uma turma do 1º ano do curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Catanduva, nos meses de outubro e novembro de 2017. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9805755731334466 | por |