Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCastro, Marco Antonio Teotonio de
dc.date.accessioned2018-05-17T19:40:21Z
dc.date.available2018-05-17T19:40:21Z
dc.date.issued2018-03-27
dc.identifier.citationCASTRO, Marco Antonio Teotonio de. A evolução humana na disciplina de Biologia e as relações étnico-raciais: aprendizagens a partir de uma intervenção educativa. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10063.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10063
dc.description.abstract(Re)Education in ethno-racial relations is very important for the reduction of prejudice and racial discrimination. In all disciplines, in our case, the discipline of biology, the approach of the study of Human Evolution from the tales, myths and African and Afro-Brazilian legends is our object of research. The work was designed to take place in three survey activities and ten more classes for its development and completion. In these classes, we showed the students eleven videos and thirteen texts including tales, myths and legends about the origin of humanity and its intellectual and technological evolution, through the development of agriculture, fire control and iron metallurgy. Africanidades and the importance of black people for the development of Brazilian and World Science were also studied, deconstructing the Eurocentric vision of the Science development. The work was made using africanidades to explain human evolution, whose goals were to associate African and Afro-Brazilian History and Culture (myth, tales and legends) and a biological concept (Human Evolution) in the perspective of education in ethno-racial relations. It was separated in seven steps: survey, quizzes, raising awareness, videos and texts about the subject, discussion and evaluation. By analyzing the partial results we obtained, the study gave the majority of the students a new point of view about the subject and helped deconstruct prejudice and reduce racial discrimination, because teaching human evolution using ethno-racial relations made teacher’s work on cultural and ethno-racial diversity possible.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEvolução humanapor
dc.subjectDiversidade étnico-racialpor
dc.subjectAfricanidadespor
dc.subjectBiologyeng
dc.subjectHuman Evolutioneng
dc.subjectEthno-racial Diversityeng
dc.titleA evolução humana na disciplina de Biologia e as relações étnico-raciais: aprendizagens a partir de uma intervenção educativapor
dc.title.alternativeHuman evolution in Biology and ethno-racial relations: learning from an educational interventioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Douglas Verrangia Corrêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699024298055259por
dc.description.resumoA (re)educação das relações étnico-raciais é muito importante para a redução do preconceito e da discriminação racial, podendo ser desenvolvida em todas as disciplinas. Em relação ao nosso trabalho, procuramos contribuir nesse campo por meio da ótica da disciplina de Biologia, através de uma abordagem do estudo da Evolução Humana a partir dos contos, mitos e lendas africanas e afro-brasileiras. Nesse sentido, foi desenvolvido um trabalho de intervenção educativa, cujos objetivos foram relacionar conhecimentos de História e Cultura Africana e Afro-brasileira (Mitos, Contos e Lendas) e um conceito biológico (Evolução Humana) na perspectiva da educação das relações étnico-raciais. Foi dividido em sete etapas: atividade de sondagem; questionários, sensibilização, leitura e vídeos sobre a temática, discussão e avaliação. Durantes dez aulas, foram assistidos vídeos, lidos textos (contos, mitos e lendas, entre outros) a respeito da origem do ser humano e sua evolução intelectual e tecnológica, através do desenvolvimento da agricultura, controle do fogo e da metalurgia do ferro. Foram trabalhadas também as africanidades e a importância dos negros para o desenvolvimento da Ciência mundial e brasileira, procurando desconstruir visão eurocêntrica do assunto. Pela análise dos resultados obtidos, o trabalho foi muito frutífero no sentido das aprendizagens produzidas, contribuindo para a desconstrução de preconceitos e para minimizar a discriminação racial. Mesmo tendo sido identificada, de forma pontual, uma resistência de visões preconceituosas e racializadas em dois estudantes, a grande maioria expressou um novo olhar acerca do assunto tratado, identificando um trabalho com evolução humana de forma diferente. A introdução da educação das relações étnico-raciais no ensino de Biologia mostrou-se uma opção viável e importante, no sentido de que os docentes possam trabalhar a diversidade étnico-racial de forma positiva.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6748206076508364por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples