Show simple item record

dc.contributor.authorGumieri, Antonio Cláudio
dc.date.accessioned2018-06-19T11:05:46Z
dc.date.available2018-06-19T11:05:46Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.identifier.citationGUMIERI, Antonio Cláudio. Aplicação da técnica de ladrilhamento com polígonos regulares nos anos finais do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10191.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10191
dc.description.abstractThis research presents a proposal of contextualizing Geometry teaching, for Elementary School (stag e II) students, exploring the concepts of regular polygons. First of all, some theoretical concepts about the subject were presented to the students, with the aim of simulating their interest for investigation in this Geometry field. To contextualize this knowledge, it was developed the idea of tessellation: students were presented to several parts in the format of different regular polygons, to use them to tile a plane. It was observed the students were interested to know more about the history of tessellation, as well as how could the tiles be arranged in different formats.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectLadrilhamento do planopor
dc.subjectPolígonos regularespor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectIdea of tessellationeng
dc.subjectRegular polygonseng
dc.subjectGeometryeng
dc.titleAplicação da técnica de ladrilhamento com polígonos regulares nos anos finais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Salvador, José Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487171069472158por
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma proposta de contextualização para o ensino da Geometria, para alunos do Ensino Fundamental II, explorando os conceitos de polígonos regulares. Em primeiro lugar, alguns conceitos teóricos sobre o assunto foram apresentados aos alunos, com o objetivo de estimular o interesse pela investigação nesse campo da Geometria. Para contextualizar esse conhecimento, foi desenvolvida a ideia de ladrilhamento do plano: os alunos receberam peças no formato de polígonos regulares usando-os para ladrilhar um plano. Observou-se que os alunos se interessaram por saber mais sobre a história do ladrilhamento, como também sobre as diferentes formas que as peças poderiam ser organizadas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0936019942599738por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record