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dc.contributor.authorFantini, Renata Franco Severo
dc.date.accessioned2018-06-28T18:35:24Z
dc.date.available2018-06-28T18:35:24Z
dc.date.issued2018-03-28
dc.identifier.citationFANTINI, Renata Franco Severo. Educação musical e letramento emergente: possibilidades para crianças do primeiro ano da educação básica. 2018. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10221.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10221
dc.description.abstractBased on the studies of Ainscow, Rodrigues and Mantoan, and considering the decisive role of emerging literacy based on the studies of Semeghini-Siqueira and Sulzby and Teale and the importance of this in our society for scholar inclusion to occur in fact, this study seeks to investigate in a way the musical education, inspired by the contributions of musical educators working in the Brazilian scenario, such as Koellreutter, Kater, Brito, Feres, Joly, Parejo, among others, can dialogue with the emerging literacy experiences of children of six years in the context of Elementary School. The purpose of this study was to explore new possibilities and implications of music education in partnership with emerging literacy aspects. The study presents a qualitative approach to data, and they were collected in twelve music lessons for children enrolled in the first year of a public school in the interior of the state of São Paulo, Brazil. The classes were based on the programs of music and literacy proposed by Standley and Hughes (1997) and Register, Hughes and Standley (2012) and had their activities inspired by the contributions of Brazilian musical educators. The data were analyzed qualitatively in eight categories that emerged from the organization of musical activities in the encounters experienced: reception, hello and goodbye songs, activities with voice and language, listening, instruments, movement and body expression, graphics and symbols. The results indicated that when they experienced a set of interdisciplinary musical activities to the emergent literacy, the children progressed in their musical experiences and had opportunities to strengthen aspects of the literacy process itself.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectLetramento emergentepor
dc.subjectinclusãopor
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectEmergent literacyeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleEducação musical e letramento emergente: possibilidades para crianças do primeiro ano da educação básicapor
dc.title.alternativeMusic education and emergent literacy: exploring possibilities for first year children in basic educationeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Rose, Tânia Maria Santana de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3726292298571344por
dc.description.resumoTendo como ponto de partida os fundamentos da educação inclusiva como: garantia de presença, de participação e sucesso acadêmico, baseados nos estudos de Ainscow, Rodrigues e Mantoan, e, considerando o papel decisivo do letramento emergente baseado nos estudos de Semeghini-Siqueira e Sulzby e Teale e a importância deste em nossa sociedade para que a inclusão ocorra de fato, este estudo busca investigar de que forma a educação musical, inspirada nas contribuições de educadores musicais atuantes no cenário brasileiro, tais como Koellreutter, Kater, Brito, Feres, Joly, Parejo entre outros, pode dialogar com as experiências de letramento emergente de crianças de seis anos no contexto do Ensino Fundamental. Para tanto teve como objetivos explorar novas possibilidades e implicações da educação musical em parceria com os aspectos do letramento emergente. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa dos dados, sendo que esses foram coletados em doze aulas de música para crianças matriculadas no primeiro ano de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. As aulas dadas pautaram-se nos programas de música e letramento propostos por Standley e Hughes (1997) e Register, Hughes e Standley (2012) e tiveram suas atividades inspiradas nas contribuições de educadores musicais brasileiros. Os dados foram analisados qualitativamente em oito categorias que emergiram a partir da organização das atividades musicais nos encontros vivenciados: acolhimento, canção de entrada e de saída, atividades com voz e linguagem, escuta, instrumentos, movimento e expressão corporal, registros gráficos e símbolos. Os resultados indicaram que ao vivenciarem um conjunto de atividades musicais em interface com o letramento emergente, as crianças progrediram em suas experiências musicais e tiveram oportunidades de fortalecer aspectos do próprio processo de letramento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9611195121776675por


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