Mostrar el registro sencillo del ítem
Análise combinatória: uma abordagem diferenciada sem a utilização de fórmulas
dc.contributor.author | Roda, Thiago Miguel | |
dc.date.accessioned | 2018-08-28T00:11:52Z | |
dc.date.available | 2018-08-28T00:11:52Z | |
dc.date.issued | 2018-06-29 | |
dc.identifier.citation | RODA, Thiago Miguel. Análise combinatória: uma abordagem diferenciada sem a utilização de fórmulas. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10400. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10400 | |
dc.description.abstract | In view of the difficulties encountered in the teaching of Combinatorial Analysis in public schools, both the student and the teacher of the High School, the present work has gained form to propose a differentiated approach. The work aims to approach Combinatorial Analysis without the use of formulas, because it has been perceived that Combinatorial Analysis is treated by many as a branch of Mathematics that needs to decorate formulas, mechanizing students' learning. With this, the content is titled as one of the most difficult in Mathematics, so we propose to work only with the Fundamental Principle of Counting (PFC) as a tool of the resolutions of the exercises. We worked on the proposal in practice with a high school room, and we get very good results. We hope that the study will be a material for studies of teachers and students. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Análise combinatória | por |
dc.subject | Princípio fundamental da contagem | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Ensino aprendizagem | por |
dc.subject | Combinatorial analysis | eng |
dc.subject | Fundamental principle of counting | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Teaching learning. | eng |
dc.title | Análise combinatória: uma abordagem diferenciada sem a utilização de fórmulas | por |
dc.title.alternative | Combinatorial analysis: a differentiated approach without the use of formulas | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bertoncello, Luciene Nogueira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8028970771846775 | por |
dc.description.resumo | Diante das dificuldades encontradas no ensino aprendizagem da Análise Combinatória nas escolas públicas, tanto para o aluno quanto para o professor do Ensino Médio, o presente trabalho ganhou forma para propor uma abordagem diferenciada. O trabalho tem como objetivo abordar a Análise Combinatória sem o uso das fórmulas, pois se tem percebido que Análise Combinatória é tratada por muitos como um ramo da Matemática que precisa decorar fórmulas, mecanizando o aprendizado dos alunos. Com isso, o conteúdo é intitulado como um dos mais difíceis em Matemática, portanto propomos trabalhar apenas com o Princípio Fundamental da Contagem (PFC) como ferramenta das resoluções dos exercícios. Trabalhamos a proposta na prática com uma sala de 2ª série do Ensino Médio, e obtemos resultados muito bons. Esperamos que o tranalho seja um material para estudos de professores e alunos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::LOGICA MATEMATICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 5564076 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6705586547140480 | por |