Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRoda, Thiago Miguel
dc.date.accessioned2018-08-28T00:11:52Z
dc.date.available2018-08-28T00:11:52Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.identifier.citationRODA, Thiago Miguel. Análise combinatória: uma abordagem diferenciada sem a utilização de fórmulas. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10400.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10400
dc.description.abstractIn view of the difficulties encountered in the teaching of Combinatorial Analysis in public schools, both the student and the teacher of the High School, the present work has gained form to propose a differentiated approach. The work aims to approach Combinatorial Analysis without the use of formulas, because it has been perceived that Combinatorial Analysis is treated by many as a branch of Mathematics that needs to decorate formulas, mechanizing students' learning. With this, the content is titled as one of the most difficult in Mathematics, so we propose to work only with the Fundamental Principle of Counting (PFC) as a tool of the resolutions of the exercises. We worked on the proposal in practice with a high school room, and we get very good results. We hope that the study will be a material for studies of teachers and students.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAnálise combinatóriapor
dc.subjectPrincípio fundamental da contagempor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEnsino aprendizagempor
dc.subjectCombinatorial analysiseng
dc.subjectFundamental principle of countingeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectTeaching learning.eng
dc.titleAnálise combinatória: uma abordagem diferenciada sem a utilização de fórmulaspor
dc.title.alternativeCombinatorial analysis: a differentiated approach without the use of formulaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bertoncello, Luciene Nogueira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8028970771846775por
dc.description.resumoDiante das dificuldades encontradas no ensino aprendizagem da Análise Combinatória nas escolas públicas, tanto para o aluno quanto para o professor do Ensino Médio, o presente trabalho ganhou forma para propor uma abordagem diferenciada. O trabalho tem como objetivo abordar a Análise Combinatória sem o uso das fórmulas, pois se tem percebido que Análise Combinatória é tratada por muitos como um ramo da Matemática que precisa decorar fórmulas, mecanizando o aprendizado dos alunos. Com isso, o conteúdo é intitulado como um dos mais difíceis em Matemática, portanto propomos trabalhar apenas com o Princípio Fundamental da Contagem (PFC) como ferramenta das resoluções dos exercícios. Trabalhamos a proposta na prática com uma sala de 2ª série do Ensino Médio, e obtemos resultados muito bons. Esperamos que o tranalho seja um material para estudos de professores e alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::LOGICA MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISEpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 5564076por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6705586547140480por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem