Show simple item record

dc.contributor.authorLança, Tamie Aline
dc.date.accessioned2018-10-16T20:23:22Z
dc.date.available2018-10-16T20:23:22Z
dc.date.issued2018-08-27
dc.identifier.citationLANÇA, Tamie Aline. Multi e interdisciplinaridade nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação: estudo bibliométrico com dados da Plataforma Lattes. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10582.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10582
dc.description.abstractInformation Science arises with the transition between modern science and postmodern science, which originated an integrating knowledge movement called interdisciplinarity. By linking to the fact that it has a complex object of study - information, its interdisciplinary inclination is recognized. With the growth of Postgraduate Programs in Information Science in Brazil and consequent expansion of research in the area, it becomes relevant to identify how the interdisciplinary relationships in the area occur. The potential of the Plataforma Lattes in the development of bibliometric studies is acknowledged for providing a legitimate representation of Brazilian science. The objective of this research was to investigate the multidisciplinary profile and the interdisciplinary relations of Information Science with other areas of knowledge. The research method was of an exploratory nature, with a quantitative approach and involved the use of bliometrics and network analysis techniques. The sample analyzed involed 417 Lattes Curricula of teachers linked to the postgraduate programs, from 2013 to 2017 and of 370 co-authors identified in the scientific production of these teachers, comprising the four-year evaluation period of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), from 2013 to 2016. As a result, it was characterized the multidisciplinary profile and interdisciplinary relations in Information Science, identifying the areas that provide and those that receive contributions from Information Science. It was concluded that the results contribute to instrumentalize the understanding of interdicisplinarity in the scientific activity of the area, and consequently to its strengthening and visibility as an area of knowledge in the Brazilian National Postgraduate System.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCiência da Informaçãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectMultidisciplinaridadepor
dc.subjectPlataforma Lattespor
dc.subjectBibliometriapor
dc.subjectInformation Scienceeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectMultidisciplinarityeng
dc.subjectBibliometricseng
dc.titleMulti e interdisciplinaridade nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação: estudo bibliométrico com dados da Plataforma Lattespor
dc.title.alternativeMulti and interdisciplinarity in the Postgraduate Programs in Information Science: bibliometric study with data from the Lattes Platformeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Amaral, Roniberto Morato do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6958372164719600por
dc.description.resumoA Ciência da Informação surge junto à transição entre ciência moderna e ciência pós-moderna, que originou um movimento integrador de saberes denominado de interdisciplinaridade. Atrelando-se ao fato de ter um complexo objeto de estudo – a informação, reconhece-se sua inclinação interdisciplinar. Com o crescimento dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação e consequente expansão da pesquisa, torna-se relevante identificar como ocorrem as relações interdisciplinares na área. Reconhece-se o potencial da Plataforma Lattes no desenvolvimento de estudos bibliométricos, por fornecer uma representação mais abrangente da ciência brasileira. O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfil multidisciplinar e as relações interdisciplinares da Ciência da Informação com outras áreas do conhecimento, refletidas na formação, nas áreas de atuação e na produção científica dos docentes, atuantes nos 23 Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIs) do Brasil. O método de pesquisa utilizado foi de natureza aplicada, do tipo exploratório e com abordagem quantitativa. As técnicas bibliometria e análise de redes foram utilizadas e a amostra analisada compreendeu 417 Currículos Lattes de docentes vinculados aos PPGCIs entre 2013 e 2017, e de 370 coautores identificados na produção científica desses docentes, compreendendo o período do quadriênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de 2013-2016. Como resultados, foram caracterizados o perfil multidisciplinar dos docentes e a sua produção científica, com ênfase na investigação da interdisciplinaridade. Foram identificadas as áreas que fornecem e as que recebem contribuições da Ciência da Informação na produção do conhecimento científico. Conclui-se que os resultados alcançados podem contribuir para a compreensão da interdisciplinaridade na atividade científica em Ciência da Informação no Brasil, e consequentemente para o seu fortalecimento e visibilidade como área do conhecimento no Sistema Nacional de Pós-Graduação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5906419008591319por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record