Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBasso, Fabiano
dc.date.accessioned2018-11-09T12:19:01Z
dc.date.available2018-11-09T12:19:01Z
dc.date.issued2018-09-03
dc.identifier.citationBASSO, Fabiano. Estudo de pontes com vigas I segmentadas pré-fabricadas de concreto protendido, utilizando o sistema de pré-tração e pós-tração. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10658.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10658
dc.description.abstractNowadays the manufacture of I beams of bridges with section of multiple beams is made in the place using the preforming. However if these beams were prefabricated they could have more quality in executive aspects, in addition to all the advantages that the prefabrication provides. It is understood, however, that the use of the preform in the place of the assembly, provides economy in the transport and the logistics of the same. These two factors become decisive factors in choosing the precast system most of the time, rather than the prefabricated one. The great problem in using prefabrication for the execution of I-beams of bridges, is the usually expensive transportation and transportation logistics, in addition to the assembly that are often complex, making it impractical to pre-fabricate these elements. In this way, the present work has as an alternative to reduce the costs of manufacturing and especially the transport of the beams. The proposed solution is to perform these long beams in a segmented way, thus, the transport becomes simple, and may no longer be a decisive factor in the choice between systems. To verify this proposed solution, we studied a bridge model, obtained through a calculation memory of a real viaduct. After the adoption of the proposed model, a cross-section beam was calculated for three different execution situations: prefabricated with pre-tension; pre-cast in place with post-traction and prefabricated segmented with on-site assembly and post-traction use. The study of the sizing of the segmented beam indicated that only minimal passive reinforcement was required in the first stage of fabrication. When these beams arrive in the work, the segments are connected, using post-traction to obtain the beam with the final span. From the obtained geometries a technical study of the transport of the prefabricated and segmented beams was carried out. The simulation of the real cost of transport, involving the prefabricated beams, being transported in full, comparing with them being transported in a segmented way, showed great savings for the second case.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPontespor
dc.subjectConcreto protendidopor
dc.subjectPré-fabricadopor
dc.subjectVigas I segmentadaspor
dc.subjectBridgeseng
dc.subjectPrecast concreteeng
dc.subjectPrefabricatedeng
dc.subjectSegmented I beamseng
dc.titleEstudo de pontes com vigas I segmentadas pré-fabricadas de concreto protendido, utilizando o sistema de pré-tração e pós-traçãopor
dc.title.alternativeStudy of bridges with pre-manufactured segmented beams of protected concrete, using the pre-drain and post-drive systemeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Roberto Chust
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633394168236221por
dc.description.resumoNos dias atuais a fabricação de vigas I de pontes com seção de vigas múltiplas é feita no local usando a pré-moldagem. No entanto se essas vigas fossem pré-fabricadas poderiam ter mais qualidade em aspectos executivos, além de todas as vantagens que a pré-fabricação proporciona. Entende-se porem que a utilização da pré-moldagem no local da montagem, proporciona economia no transporte e na logística das mesmas. Esses dois fatores tornam-se fatores decisivos para a escolha do sistema em pré-moldado na maioria das vezes, ao invés do pré-fabricado. O grande problema em se empregar a pré-fabricação para a execução de vigas I de pontes, é o transporte, normalmente, caro e a logística do transporte, além da montagem que muitas vezes são complexas, tornando-se inviável a pré-fabricação desses elementos. Dessa maneira, o presente trabalho traz como alternativa diminuir os custos da fabricação e principalmente os de transportes nas vigas. A solução proposta é executar essas vigas de grande comprimento de forma segmentada, assim, o transporte torna-se simples, podendo não ser mais um fator decisivo na escolha entre os sistemas. Para verificar esta solução proposta, foi estudado um modelo de ponte, obtido através de uma memória de cálculo de um viaduto real. Após a adoção do modelo proposto, foi calculado na flexão simples uma viga da seção transversal para três situações diferentes de execução: pré-fabricada com pré-tração; pré-moldada no local com pós-tração e pré-fabricada de forma segmentada com montagem no local e uso da pós-tração. O estudo do dimensionamento da viga segmentada indicou ser necessária apenas armadura passiva mínima no primeiro estágio de fabricação. Quando essas vigas chegam na obra, é feita a ligação dos segmentos, utilizando então, a pós-tração para obter a viga com o vão final. A partir das geometrias obtidas fez-se um estudo técnico do transporte das vigas pré-fabricadas e as segmentadas. A simulação do custo real de transporte, envolvendo as vigas pré-fabricadas, sendo transportadas inteiras, comparando com as mesmas sendo transportadas de forma segmentada, mostrou grande economia para o segundo caso.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECivpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3148754491926881por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples