Show simple item record

dc.contributor.authorMendes, Fábio Pereira
dc.date.accessioned2018-12-11T18:15:30Z
dc.date.available2018-12-11T18:15:30Z
dc.date.issued2018-08-30
dc.identifier.citationMENDES, Fábio Pereira. A fruição estética dos jogos teatrais no filosofar. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10793.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10793
dc.description.abstractIn this study we will examine how theater art and theater education can be a teaching procedure conducive to philosophical reflection in the classroom and to the production of knowledge in the discipline of Philosophy in the state public school, that is, as the aesthetic enjoyment of theatrical games and theater can be a viable and empowering way to philosophize in the classroom with young High School students. Although they possess distinct territories, the theater presenting itself as a scenic expression for aesthetic appreciation and Philosophy as a critical reflection on man and the world as a whole, we aim to relate some approximations between Theater and Philosophy through the aesthetic reflection of Friedrich Nietzsche's tragic thinking and the psychoanalysis of Sigmund Freud as well as his commentators. We also sought to analyze the possibility of the use of dramatic education and the Theatrical Games System in teaching Philosophy, through some categories of theatrical aesthetics in the educational context, from the studies of Richard Courtney, Richard Schechner, Viola Spolin, Ingrid Koudela among others, in the reflection on the viability of theater teaching procedures with the proposal of the philosophical initiation of High School students of the public school of the State of São Paulo Education Secretariat. The theme of this study focused on the value of the aesthetic enjoyment of theatrical games in philosophizing in the classroom is also developed as a criticism and as a possible alternative among many, of transgression to the neoliberal model of Philosophy Teaching by competences and habilities prescribed in the didactic material in support of the Philosophy Curriculum of the São Paulo State Secretariat of Education (Teacher's Notebook and Student Notebook - Volumes 1 and 2 of the Philosophy Course) and also seeks to subsidize the Professor of Philosophy, a layman in Theater Art, in relation to some books of methodologies of the teaching of theater in the classroom which are available in school’s libraries of the State Teaching Network.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFilosofia e teatropor
dc.subjectJogos teatraispor
dc.subjectEnsino de Filosofiapor
dc.subjectEstética teatralpor
dc.subjectPhilosophy and theatereng
dc.subjectTheatrical gameseng
dc.subjectTeaching philosophyeng
dc.subjectTheatrical aestheticseng
dc.subjectNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939
dc.titleA fruição estética dos jogos teatrais no filosofarpor
dc.title.alternativeThe aesthetic enjoyment of theatrical games in philosophizeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Maamari, Adriana Mattar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707827597161294por
dc.description.resumoNesta dissertação, abordaremos como a Arte teatral e o Teatro-Educação podem ser um procedimento de ensino favorecedor à reflexão filosófica em sala de aula e à produção de conhecimentos na disciplina de Filosofia na escola pública estadual, ou seja, como a fruição estética dos jogos teatrais e do teatro pode ser um caminho viável e potencializador para o filosofar em sala de aula com os jovens estudantes do Ensino Médio. Embora possuam territórios distintos, o Teatro se apresenta como uma expressão cênica para a apreciação estética, e a Filosofia como uma reflexão crítica sobre o homem e o mundo como um todo, temos como objetivo relacionar algumas aproximações entre o Teatro e a Filosofia através da reflexão estética do pensamento trágico de Friedrich Nietzsche e da psicanálise de Sigmund Freud, bem como de seus comentadores. Buscamos, ainda, analisar a possibilidade da utilização da Educação-Dramática e do Sistema de Jogos Teatrais no Ensino de Filosofia por meio de algumas categorias da estética teatral no contexto educacional, a partir dos estudos de Richard Courtney, Richard Schechner, Viola Spolin, Ingrid Koudela, entre outros, na reflexão sobre a viabilidade dos procedimentos de ensino do teatro com a proposta da iniciação filosófica dos alunos do Ensino Médio da escola pública da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O tema da dissertação, voltado ao valor da fruição estética dos jogos teatrais no filosofar em sala de aula, é desenvolvido também como uma crítica e como uma possível alternativa, dentre as muitas, de transgressão ao modelo neoliberal do Ensino de Filosofia por competências e habilidades prescrito no material didático de apoio ao Currículo de Filosofia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Caderno do Professor e Caderno do Aluno – Volumes 1 e 2 da disciplina de Filosofia) e, ainda, busca subsidiar o Professor de Filosofia, leigo na arte teatral, em relação a alguns livros de metodologias do ensino de teatro em sala de aula que se encontram disponíveis nas bibliotecas das escolas da Rede de Ensino Estadual.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargo6 meses após a data da defesapor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0759019015800474por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record