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dc.contributor.authorSarturato, Gabriel Maldonado Fabbro
dc.date.accessioned2018-12-14T13:20:22Z
dc.date.available2018-12-14T13:20:22Z
dc.date.issued2014-04-04
dc.identifier.citationSARTURATO, Gabriel Maldonado Fabbro. Multiletramentos e interculturalidade no ensino de inglês na escola pública: posicionamentos de professores sobre os cadernos didáticos utilizados. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10805.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10805
dc.description.abstractThis dissertation focuses in a theoretical comparison between the text of São Paulo State’s Curriculum and interviews with three teachers from public school. This is done concerning their realization of the concept of literacies and culture, topics that are covered in the Curriculum text. The most recent State’s Curriculum for Modern Language Teaching was introduced in the year of 2008 and seeks to influence the pedagogical practice of teachers in service. This document has been object of study of many Applied Linguistics researches. The teaching of English as a foreign language in public schools can always be investigated regarding the epistemological and pedagogical influences of our post-modern contemporary social condition. This means the processes of globalization and of constant technological media innovation influence the way of thinking of teachers and students in public school. Because of that, we consider it fundamental that agents in this language teaching scene be given voice and that their positions be analyzed, so a comprehension of the purposes of the State and its relation with some teachers’ views can be reached. In this research, we had a theoretical grounding on the concepts of intercultural relations and literacies. These concepts are intrinsically correlated, specially if we consider public school’s foreign language teaching goals of providing support in the formation of critical and reflexive citizens. We do the observation of how a didactic material presents cultural data, and how is it important for literate practices in a foreign language. Inserted in a qualitative research paradigm, the process of collecting data was divided into two parts: the first is related to a documental research, in which we investigate what is proposed pedagogically in the text of the Curriculum, specially in regard to cultural issues in the teaching process, the conception of the term “culture” in the document and its approach of a literacies-based pedagogy. The second part consists of semi-structured interviews with three public school teachers, discussing their vision on culture and if they look for promoting literacy practices as it is proposed by the Curriculum. It was possible, through analysis, to recognize aspects of the relationship between what the text proposes and what the teachers say they do, or intend to do in class.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectLetramentospor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectCurrículo do Estado de São Paulopor
dc.subjectLiteracieseng
dc.subjectMultiliteracieseng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectInterculturalityeng
dc.subjectSão Paulo State‟s Curriculumeng
dc.titleMultiletramentos e interculturalidade no ensino de inglês na escola pública: posicionamentos de professores sobre os cadernos didáticos utilizadospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9228036521343293por
dc.description.resumoEsta dissertação tem seu foco na comparação teórico-pedagógica entre o discurso textual do Currículo do Estado de São Paulo (SEE/SP, 2008; SEE/SP, 2010) e os relatos de três professores atuantes na escola pública estadual quanto a suas convicções relativas aos conceitos de letramentos e cultura, elementos tratados pelo Currículo. O mais recente Currículo do Estado para o ensino de línguas estrangeiras modernas (LEM) foi proposto em 2008 e segue procurando influenciar a prática pedagógica dos professores em serviço. Sendo assim, tal documento tem sido objeto de estudo em muitos trabalhos na área de Linguística Aplicada (LA). O ensino de língua inglesa (LI) como língua estrangeira (LE) na escola pública pode também sempre ser investigado quanto às influências epistemológicas e pedagógicas exercidas por elementos do mundo contemporâneo. Os atuais processos de ensino e aprendizagem de LI na educação básica são desafiados pela nova configuração de nossa sociedade, considerada por muitos, e também assumida aqui, como pós-moderna (GADOTTI, 1995). Nesse sentido, os processos de globalização e de constante revolução nas tecnologias da informação influenciam a maneira de pensar de professores e alunos da escola pública. Consideramos, portanto, fundamental que os atores no cenário de ensino/aprendizagem de LI da escola pública sejam ouvidos e que seus posicionamentos sejam analisados, para que seja possível uma contribuição à compreensão de qual o equilíbrio entre as propostas do Estado e o discurso de tais atores. Assim, este trabalho procura ser um veículo da voz de alguns professores a respeito das correntes pedagógicas que lhes são propostas em sua prática. Para a pesquisa, temos como embasamento teórico os conceitos de interculturalidade e Letramentos. Tais conceitos são intrinsecamente relacionados, principalmente no que tangencia ao aproveitamento do ensino de LI e demais LEM para a formação da cidadania (BRASIL, SEB/MEC, 2006). A observação de como um material didático apresenta dados culturais é muito importante para a identificação de sua concepção de prática de letramento em uma LE. Também, no contexto da Linguística Aplicada, alguns conceitos, como os de Letramentos (COPE e KALANTZIS, 2000) e Interculturalidade (KRAMSCH, 1998) foram introduzidos como resultado da contemplação dos fenômenos e desafios educacionais da atualidade. A pesquisa realizada foi norteada pelo paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa (MOITA LOPOES, 1994). A coleta divide-se em duas etapas: a primeira consiste em uma pesquisa documental do Currículo do Estado de São Paulo, investigando-se o que é proposto pedagogicamente, especialmente relação às questões culturais no ensino de língua inglesa, à concepção do termo “cultura” no documento e sua proposta de abordagem baseada nos letramentos. A segunda etapa consiste na realização de entrevistas semiestruturadas com três professores da escola pública, que inclui relatos dos próprios a respeito de suas concepções de “cultura”, se procuram promover as práticas de letramento como proposto pelo Currículo, e a observação de alguns relatos de sua prática com um dos volumes do material do novo Currículo. Foi possível, a partir de um procedimento de análise, reconhecer como o documento do Currículo dialoga com a prática relatada pelos professores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0797881241667691por


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