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dc.contributor.authorDonadio, Luis Felipe Pereira dos Santos
dc.date.accessioned2019-02-07T17:38:34Z
dc.date.available2019-02-07T17:38:34Z
dc.date.issued2015-12-03
dc.identifier.citationDONADIO, Luis Felipe Pereira dos Santos. Formação de professores de língua inglesa, reformulações curriculares e resoluções governamentais: um estudo meta analítico. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10921.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10921
dc.description.abstractThe English Language teacher education has undergone profound changes in recent years. A determining factor for these changes was the creation of the National Curricular Guidelines (DCN) by the National Council of Education of the Ministry of Education in order to underpin the development of the curricula of these courses. This research focuses on the analysis of the consequences in the implementation of the DCN for degree courses in language and literature, specifically English language teachers education courses in the process of reformulating their curricula in order to have them aligned to the determinations in the governmental document. For the verification of these consequences articles, dissertations and theses from 2003 (one year after the publication of DCN) to 2014 were analyzed. The chosen research methodology was the qualitative meta-analysis, which allows, with the use of systematic review, to objectively select the works to be analyzed in order to find answers to the research questions. Initially 163 works were selected and, after the systematic review, 12 of these remained for the final analysis. The analysis of these studies indicates that the English language teachers education scenario presents many challenges in the relationship between the proposals of the State and its practical application in the formulation and administration of the curriculum of English language teacher education courses.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFormação de professores de Língua Inglesapor
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionaispor
dc.subjectReformulações curricularespor
dc.subjectMeta-análise qualitativapor
dc.subjectEnglish language teacher educationeng
dc.subjectNational Curricular Guidelineseng
dc.subjectCurricula reformulationeng
dc.subjectQualitative meta-analysiseng
dc.titleFormação de professores de língua inglesa, reformulações curriculares e resoluções governamentais: um estudo meta analíticopor
dc.title.alternativeEnglish language teacher education, curricular reformulations and governmental resolutions: a meta analytic studyeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Viana, Nelson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6252579012192711por
dc.description.resumoA formação do professor de Língua Inglesa tem passado por transformações profundas nos últimos anos. Um fator determinante para as mudanças ocorridas nos cursos de formação desses professores foi a criação de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) pelo Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação com o intuito de nortear a elaboração dos currículos desses cursos. Este trabalho tem como foco a análise dos desdobramentos da implementação das DCN para os cursos de licenciatura em Letras, mais especificamente de formação de professores de Língua Inglesa, no processo de reformulação de seus currículos a fim de alinharem-se às determinações constantes nesse documento. Para a verificação desses desdobramentos foram analisados artigos, dissertações e teses de 2003 (um ano após a publicação das DCN) a 2014. A metodologia de pesquisa escolhida foi a Meta-análise qualitativa que permite, com a utilização de revisão sistemática, selecionar de forma objetiva os trabalhos a serem analisados a fim de se encontrarem respostas às questões de pesquisa. Foram selecionados inicialmente 163 trabalhos e houve, após a realização da revisão sistemática, a manutenção de 12 destes para a análise final. A análise destes trabalhos indica que o cenário de formação de professores de Língua Inglesa apresenta muitos desafios na relação entre as propostas do Estado e sua aplicação prática na formulação e administração dos currículos dos cursos de formação de professores de Língua Inglesa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1226583051013296por


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