Mostrar el registro sencillo del ítem
O uso de questões das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das escolas públicas como ferramenta para o desenvolvimento de competências
dc.contributor.author | Silva, Elias Campos da | |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T17:33:02Z | |
dc.date.available | 2019-02-18T17:33:02Z | |
dc.date.issued | 2018-12-18 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Elias Campos da. O uso de questões das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das escolas públicas como ferramenta para o desenvolvimento de competências. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10984. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10984 | |
dc.description.abstract | In this work we study some exercises that appear on a famous brazilian competition of Mathematics for public school students. The aim is to motivate the students to participate on this competition and prepare them to this using the exercises of previous editions. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas | por |
dc.subject | Desenvolvimento de competências | por |
dc.subject | Experiências educacionais | por |
dc.title | O uso de questões das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das escolas públicas como ferramenta para o desenvolvimento de competências | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Grazielle Feliciani | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5368292206467565 | por |
dc.description.resumo | Nesta dissertação estudaremos alguns problemas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, e analisaremos o desempenho dos alunos da Escolas Estadual João Batista de Oliveira, em Araraquara (SP), mediante algumas atividades propostas, envolvendo tais questões. O desenvolvimento deste trabalho se deu pela aplicação de algumas atividades aos alunos de forma individual e em grupo, de forma a avaliar quais as maiores dificuldades que tais alunos tiveram em questões das Olimpíadas de Matemática. Este trabalho visou analisar a evolução e a motivação dos alunos a cada desafio proposto de forma a mostrar que eles tem plenas condições de resolver tais questões. Por conseguinte, a proposta desta dissertação é encontrar novas formas de preparar e avaliar os alunos das escolas públicas para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática e buscar novas estratégias no Ensino da Matemática, de forma a mostrar aos alunos que é possível prepará-los para essa prova de alto nível, e fazê-los acreditar que com dedicação e estudo podemos buscar êxito nas avaliações das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6340262362366737 | por |