dc.contributor.author | Raizer, Paula Barros | |
dc.date.accessioned | 2019-03-08T14:01:00Z | |
dc.date.available | 2019-03-08T14:01:00Z | |
dc.date.issued | 2013-04-19 | |
dc.identifier.citation | RAIZER, Paula Barros. Crenças sobre a língua espanhola para estudantes brasileiros do ensino fundamental: características e uma proposta de encaminhamento. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11069. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11069 | |
dc.description.abstract | Taking into account the classroom context, it is necessary to know and to comprehend
the previous knowledge brought by students. The beliefs concept (BARCELOS, 1995)
is recurring to try to understand this context and to help teachers to deal with the
diversity they can find in the classroom and, according to Almeida Filho (1993), beliefs
are fundamental parts in the process of learning a language, named by him as “Operação
Global de Ensino de Línguas”. Considering the Spanish Language implantation at
public schools, according to the law 11.161/05, it is necessary the study about the
beliefs which future learners have about Spanish language. Likewise, this study has as a
first goal to identify the beliefs about Spanish language learning and teaching in a group
of people who participate in a Spanish language course at a public school. This course
was offered by the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/
Capes at a school in the interior of São Paulo state. Also as a goal, it is intended to
verify whether beliefs changes happened during the course as well as whether the
courses influenced on it. Taking into account the contextual approach of beliefs, at the
beginning of the course it was applied a questionnaire in “Likert Scale” (HORWITZ,
1988). During the course, it was asked for them to write diaries and, in the end, they
wrote a text, in such a way that beliefs could be mapped, as well as possible changes.
The results obtained reveal beliefs that Spanish was a difficult language to be studied
and it changed at the moment students got in touch with the language, what also
elucidates the pronunciation appreciation to the detriment of writing and the interest of
students in having Spanish as an obligatory subject. In the end, it was propounded the
critical literacy view as a way of dealing with beliefs in the classroom, since critical
literacy is one educational practice which focuses on the relation between language and
worldview, social practices, power, identity, citizenship, intercultural relations and
globalization/location aspects (MATTOS, 2011). | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Crenças | por |
dc.subject | Língua espanhola | por |
dc.subject | Letramento crítico | por |
dc.subject | Beliefs | eng |
dc.subject | Spanish language | eng |
dc.subject | Critical literacy | eng |
dc.title | Crenças sobre a língua espanhola para estudantes brasileiros do ensino fundamental: características e uma proposta de encaminhamento | por |
dc.title.alternative | Creencias sobre la lengua española para estudiantes brasileños de la enseñanza fundamental: características y una propuesta de continuidad | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Yokota, Rosa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9230517686993400 | por |
dc.description.resumo | No contexto de sala de aula é necessário (re) conhecer e compreender a bagagem trazida
pelos aprendizes. O conceito de crenças (BARCELOS, 1995) é recorrente para tentar
entender tal contexto e auxiliar professores a lidar com a diversidade que encontrarão
em sala de aula e, de acordo com Almeida Filho (1993), as crenças são parte
fundamental da Operação Global de ensino de línguas. Considerando a implantação do
espanhol nas escolas públicas, segundo a lei 11.161/05, faz-se necessário o estudo das
crenças que futuros aprendizes de língua espanhola têm da mesma. O presente trabalho
teve por objetivos identificar as crenças sobre língua espanhola e ensino aprendizagem
de línguas de um grupo de participantes de um curso de espanhol oferecido através do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/ Capes em uma escola
pública do interior do estado de São Paulo, bem como verificar se houve mudanças nas
crenças durante o curso e o que as influenciou. Considerando a abordagem contextual
das crenças, aplicou-se no início do curso um questionário em likert scale (Horwitz,
1988), durante o curso, foram pedidos diários de bordo e, ao final, uma produção de
texto, de modo que as crenças pudessem ser mapeadas, assim como possíveis
mudanças. Os resultados obtidos apresentam crenças de que o espanhol era uma língua
difícil e que isso mudou a partir do contato dos participantes com a língua, também
demonstra a valorização da pronúncia em detrimento da escrita e o interesse dos
participantes em terem o espanhol como disciplina obrigatória. Propomos, ao final, a
visão de letramento crítico como maneira de trabalho com as crenças em sala de aula,
visto que o letramento crítico é uma prática educacional que focaliza a relação entre
linguagem e visões de mundo, práticas sociais, poder, identidade, cidadania, relações
interculturais e questões de globalização/localização (MATTOS, 2011). | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7157709550260372 | por |