Show simple item record

dc.contributor.authorVillela, Tereza Cristina Rodrigues
dc.date.accessioned2019-03-28T18:35:14Z
dc.date.available2019-03-28T18:35:14Z
dc.date.issued2018-02-27
dc.identifier.citationVILLELA, Tereza Cristina Rodrigues. Estratégias no ensino de vestir-se e alimentar-se para uma criança com baixa visão. 2018. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11164.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11164
dc.description.abstractThis work had the general objective of identifying and describing the useful resources for teaching dressing and feeding activities for a child with low vision, and the specific objective was to identify and describe the types of resources that help in the necessary skills for the execution of dressing activities (dress dolls, dress up, put shoes on dolls and wear shoes) and feeding ("feeding dolls", set the table, butter, jelly or curd on bread, open cans of juice / put straws in the juice can, open jars of butter, jelly or curd, and peel and cut bananas). Study participants were a five-year-old girl with low vision, her mother - who responded to interviews and participated in two meetings with the child and the researcher. During tasks was analyzed the type of help offered - total help, which included doing the activity by the child; partial physical and oral help, assisting the child in the accomplishment of an activity with his participation; oral help, instructions or explanations of the activity appropriate to the needs of the child; and absence of help, when the adult did not interfere - and the type of performance of the participant; independent, when he performed alone; and refused, when he refused to do the activity. The type of aid most frequently provided was partial aid, and the least frequent aid was total aid. At the end of the meetings the child achieved independent performance in all activities. We emphasize the importance of future studies that investigate other autonomous life activities, with attention to help and information about efficient mediations of the adult to different learning styles of these activities by children with visual impairment.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectAtividades de vida autônomapor
dc.subjectVestir-sepor
dc.subjectAlimentar-sepor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectLow visioneng
dc.subjectAutonomous life activitieseng
dc.subjectDress upeng
dc.subjectFeedingeng
dc.titleEstratégias no ensino de vestir-se e alimentar-se para uma criança com baixa visãopor
dc.title.alternativeStrategies for teaching to wear and feed for a child with low visioneng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Gil, Maria Stella Coutinho de Alcântara
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1673770301699940por
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo geral identificar e descrever recursos úteis ao ensino de atividades de vestir-se e alimentar-se para uma criança com baixa visão, e como específico, identificar e descrever tipos de recursos que auxiliem habilidades necessárias à execução de atividades de vestir-se (vestir bonecos, vestir-se, calçar bonecos, e calçarse), e alimentar-se (“alimentar bonecos”, colocar a mesa, passar manteiga, geléia ou requeijão em pães, abrir latas de suco/colocar canudos na lata de suco, abrir potes de manteiga, geléia ou requeijão, e descascar e cortar bananas). Participaram do estudo uma menina com baixa visão, que tinha cinco anos de idade e sua mãe – que respondeu a entrevistas e participou de dois encontros com a criança e a pesquisadora. Foram analisadas durante atividades de alimentar-se e vestir-se as tarefas necessárias, o tipo de ajuda oferecido – ajuda total, que incluía fazer a atividade pela criança; ajuda parcial física e oral, auxiliar a criança na realização de uma atividade com sua participação; ajuda oral, instruções ou explicações sobre a atividade adequadas às necessidades da criança; e ausência da ajuda, quando o adulto não interferia - e o tipo de desempenho da participante; independente, quando realizava sozinha; e recusa, quando negava-se a fazer a atividade. O tipo de ajuda fornecido com maior frequência foi a ajuda parcial, e o de menor frequência, foi a ajuda total. A criança conseguiu ao final dos encontros, desempenho independente em todas as atividades. Ressalta-se a importância de estudos futuros que investiguem outras atividades de vida autônoma, com atenção a auxílios e informações sobre mediações eficientes do adulto para diferentes estilos de aprendizagem dessas atividades por crianças com deficiência visual.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código do Financiamento 001por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3863749702720046por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record