Show simple item record

dc.contributor.authorAmaral, Ana Paula do
dc.date.accessioned2019-04-25T19:17:52Z
dc.date.available2019-04-25T19:17:52Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.identifier.citationAMARAL, Ana Paula do. O ensino da agroecologia nas Escolas Família Agrícolas do Estado de Goiás: que agroecologia é essa?. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11318.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11318
dc.description.abstractThis thesis refers to the problem of teaching agroecology in the Family Agricultural Schools (EFAs- Escola Família Agrícola) in the state of Goiás. In these schools, the pedagogical work is carried out under alternating conditions due to different times and educational spaces, combining a period of activities at the school and a period of activities at the rural property, generally known as the School Session and the Family Session, respectively. Based on the presumption that agroecology is increasingly present in these schools and in various spaces of the self-organization the working class, essentially as a critic for conventional agriculture and livestock, this work aimed to analyze its epistemological bases and the consequent implications in the process of youth formation in rural areas. It seeks to investigate the concepts of education and agroecology contained in the Political-pedagogical projects, in the Statutes of the supporting associations, as well as in the statements of pedagogical coordinators, directors, association leaders, technical professors and graduates of these EFAs. Thus, this thesis is able to explicitly demonstrate how agroecology is being constituted in these schools through the curriculum of the pedagogy of alternating locations and in what way these repercussions affect the formation of young people. The instruments used in this research include documentary analysis, interviews and field observations of farming and livestock practices carried out on the school properties and with the graduates interviewees. In addition, this thesis questions the possibilities of scientific appropriation and technique in the Integrated High School (Ensino Médio Integrado) Program through agroecology, especially given this moment of structural crises of the capitalist system. This thesis verifies the hypothesis that, regardless of the scientific advances in the field of agroecology, the way that it is interpreted by the subjects is philosophically approximated to phenomenological existentialism and pragmatism, which in most cases limits an understanding of reality as a concrete totality.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino da agroecologiapor
dc.subjectEnsino médio integradopor
dc.subjectEscola Família Agrícolapor
dc.subjectPedagogia da alternânciapor
dc.subjectAgroecology pedagogicseng
dc.subjectIntegrated high schooleng
dc.subjectFamily Agricultural Schooleng
dc.subjectAlternation pedadogicseng
dc.titleO ensino da agroecologia nas Escolas Família Agrícolas do Estado de Goiás: que agroecologia é essa?por
dc.title.alternativeThe teaching of agroecology in the Family Agricultural Schools of the State of Goiás: what agroecology is that?eng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Bezerra, Maria Cristina dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1095065753077001por
dc.description.resumoEsta tese refere-se à problemática do ensino da agroecologia nas Escolas Família Agrícolas (EFAs) do estado de Goiás. A particularidade dessas escolas é que o trabalho pedagógico realiza-se em regime de alternância, que se configura como a articulação de tempos e espaços educativos diferenciados, conjugando um período de atividades na escola e um de atividades na propriedade rural, conhecidos de modo geral, como Sessão Escolar e Sessão Familiar, respectivamente. Partindo do pressuposto de que a agroecologia está cada vez mais presente nessas escolas e em diversos espaços de auto-organização da classe trabalhadora, essencialmente como crítica à agricultura e pecuária convencionais, este trabalho objetivou analisar as suas bases epistemológicas e as consequentes implicações no processo de formação da juventude no meio rural. Procurou investigar as concepções de educação e de agroecologia contidas nos Projetos Político-pedagógicos, nos Estatutos das associações mantenedoras, bem como nas falas das coordenações pedagógicas, diretores, dirigentes das associações, professores técnicos e egressos dessas EFAs. Sendo assim, a tese possibilitou explicitar que agroecologia vem se constituindo nessas escolas mediante o currículo da pedagogia da alternância e de que maneira essas proposituras repercutem na formação dos jovens. Os instrumentos utilizados no desenvolvimento dessa pesquisa foram a análise documental, entrevistas e observações de campo referentes às práticas agropecuárias realizadas nas propriedades escolares e dos egressos entrevistados. Além do mais, questionou-se sobre as possibilidades da apropriação científica e técnica no Ensino Médio Integrado por meio da agroecologia, nesse momento de crise estrutural do sistema capitalista. A hipótese verificada foi a de que, não obstante aos avanços científicos no campo da agroecologia, da maneira como é interpretada pelos sujeitos, apresenta-se filosoficamente aproximada ao existencialismo fenomenológico e ao pragmatismo, limitando na maioria dos casos uma compreensão da realidade enquanto totalidade concreta.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4121551988069003por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record