Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBaston, Camila Aparecida Paris
dc.date.accessioned2019-05-03T13:48:02Z
dc.date.available2019-05-03T13:48:02Z
dc.date.issued2019-02-25
dc.identifier.citationBASTON, Camila Aparecida Paris. Análise funcional de comportamentos estereotipados em indivíduos com deficiência visual. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11353.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11353
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze stereotyped behaviors in individuals with visual impairment (blindness or low vision), since individuals with this diagnosis may also present these stereotyped behaviors. The theoretical foundation of this research is based on descriptive functional analysis through a registration protocol filled in multiprofessional appointments in a Clinical Hospital in the Subnormal Vision sector and in a Special Institution for the visually impaired. The implementation of this research, with the discussions of functional analysis, was given from the perspective of behavior analysis theorists. This study is descriptive and quantitative in nature. Stereotyped behaviors of six four-to-17-year-old participants with low vision or blindness were recorded. For each target behavior, antecedent events and consequences were recorded in a specific protocol. The results indicated that the stereotypes had the function of obtaining attention or escaping from demands. It is discussed, mainly, if the descriptive functional analysis is sufficient for the identification of these functions and it compares the results found with data of the literature of the area of visual deficiency.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectAnálise do comportamentopor
dc.subjectAnálise funcional descritivapor
dc.subjectEstereotipiaspor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectVisual deficiencyeng
dc.subjectBehavior analysiseng
dc.subjectDescriptive functional analysiseng
dc.subjectStereotypieseng
dc.titleAnálise funcional de comportamentos estereotipados em indivíduos com deficiência visualpor
dc.title.alternativeFunctional analysis of stereotypeed behavior in individuals with visual deficiencyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar comportamentos estereotipados em indivíduos com deficiência visual (cegueira ou baixa visão), visto que indivíduos com este diagnóstico também podem apresentar esses comportamentos. A fundamentação da pesquisa se baseia em análise funcional descritiva por meio de um protocolo de registro preenchido em atendimentos multiprofissionais em um Hospital das Clínicas no setor de Visão Subnormal e em uma Instituição Especial para deficientes visuais. A realização dessa pesquisa, juntamente com as discussões da análise funcional, se deu, prioritariamente, sob a perspectiva de teóricos da análise do comportamento. O estudo é de natureza descritiva e quantitativa. Foram registrados os comportamentos de estereotipia de seis participantes com idades que variam de 4 a 17 anos, com baixa visão ou cegueira. Para cada comportamento alvo, foram registrados os eventos antecedentes e as consequências em um protocolo específico. Os resultados indicaram que as estereotipias tinham, em sua maioria, como função obtenção de atenção ou retirada de demanda. Discute-se, principalmente, se a análise funcional descritiva é suficiente para a identificação dessas funções e compara-se os resultados encontrados com dados da literatura da área de deficiência visual.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4014099010602763por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem