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dc.contributor.authorMelo Júnior, Arlindo Lins de
dc.date.accessioned2019-05-16T17:27:03Z
dc.date.available2019-05-16T17:27:03Z
dc.date.issued2019-02-25
dc.identifier.citationMELO JÚNIOR, Arlindo Lins de. Trajetórias dos professores e educadores sociais da cidade de Iguape – SP. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11425.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11425
dc.description.abstractThe title “Trajectories of teachers and social educators caiçaras in the city of Iguape – SP” brings a reflection on the tasks of school education and non - school education in the rural education, considering the community caiçara. This research had the objective of analyzing the trajectory of teachers and social educators caiçaras in the city of Iguape - São Paulo. Was used the dialectical-historical materialism method. The study involved 12 participants: seven caiçaras teachers (school education) and five social educators caiçaras (non-school education), indicated by the Youth Association of Juréia. The instrument used for data collection was the semi-structured interview, and the data analysis was carried out from the theoretical-methodological assumptions of historical-dialectical materialism, creating three thematic axes: (a) the trajectories of the city's caiçaras teachers Iguape- SP; (b) the trajectories of the social educators caiçaras of Iguape - SP; and (c) relations of coexistence between teachers and social educators caiçaras in favor of the community. The results show through the speeches the contributions that social educators bring about the valorization of the cultural activities of the community itself. It was identified that the dialogues between teachers and educators, although conflicting at times, refer to a respect for the work done by the other and values the potential of their students to the detriment of their limitations.por
dc.description.abstractField Educationpor
dc.description.abstractTeacher Trainingpor
dc.description.abstractTrajectory of Teacherspor
dc.description.abstractTrajectory of Social Educatorspor
dc.description.abstractCaiçaraspor
dc.description.abstractHistorical-Critical Pedagogypor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectTrajetória de Professorespor
dc.subjectTrajetória de Educadores Sociaispor
dc.subjectCaiçaraspor
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapor
dc.titleTrajetórias dos professores e educadores sociais da cidade de Iguape – SPpor
dc.title.alternativeTrajectories of teachers and social educators caiçaras in the city of Iguape – SPpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caiado, Kátia Regina Moreno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782978D8por
dc.contributor.advisor-co1Siems-Marcondes, Maria Edith Romano
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775311T9por
dc.description.resumoO título “Trajetória dos professores e educadores sociais caiçaras na cidade de Iguape - SP” remete a uma reflexão sobre as tarefas da educação escolar e não escolar na educação do campo considerando a demanda da comunidade caiçara. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a trajetória de professores e educadores sociais caiçaras no município de Iguape - São Paulo. O método é o materialismo histórico-dialético, envolvendo 12 participantes, sendo que sete destes eram professores caiçaras (educação escolar) e cinco eram educadores sociais caiçaras (educação não escolar) indicados pela Associação de Jovens da Juréia. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e a análise de dados foi realizada à luz dos pressupostos teóricos-metodológicos do materialismo histórico–dialético e discorrida em três eixos temáticos: (a) as trajetórias dos professores caiçaras da cidade Iguape- SP; (b) as trajetórias dos educadores sociais caiçaras de Iguape – SP; e (c) relações de convivência entre professores e educadores sociais caiçaras a favor da comunidade. Os resultados demonstram, por meio do discurso, as contribuições dos professores e educadores sociais trazem a respeito da valorização das atividades culturais advindas da própria comunidade. É visto que esses diálogos entre professores e educadores, apesar de conflitantes em alguns momentos, remetem a um respeito pelo trabalho realizado um do outro, e com isso, valoriza as potencialidades dos seus alunos em detrimento de suas limitações.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES DS Nº 1/2018por
dc.ufscar.embargo12 meses após a data da defesapor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253424E2por


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