Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEmídio, Leticia Stefania
dc.date.accessioned2019-06-13T14:12:14Z
dc.date.available2019-06-13T14:12:14Z
dc.date.issued2019-03-15
dc.identifier.citationEMÍDIO, Leticia Stefania. Educação ambiental no facebook: a propagabilidade dos memes sobre conservação da biodiversidade na página zoololgico. 2019. Dissertação (Mestrado em Conservação da Fauna) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11461.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11461
dc.description.abstractThe participatory culture and the collaborative content creation in social networks have turned memes into elements of communicative expression that are widespread today. This popular phenomenon that transits between the online and offline world has raised interest in testing the potential for science divulgation of this tool in consonance with the principles of Critical Environmental Education, which aimed the democratization in constructing and accessing to knowledge in the area of biodiversity conservation and the work of zoological institutions of the world. In this research, we tested the use of memes as a communication strategy for spreading socio-environmental content in Facebook, in a humorous but also dialogic and critical approach. Creating a Facebook page called ZOOLOLGICO, we sought to quantitatively and qualitatively characterize the public's acceptance of the proposal, using the insights of the page and an online questionnaire. The form was answered by 45 people (about 5% of the followers) at the end of 4 months of collection, to understand the nature of the relationships and interactions that have been formed between the followers of the page and the published content. The results show us that the the public accepted well the proposal, reaching almost 900 followers in just 123 days, and with publications reaching more than 50 thousand views. The public that answered the questionnaire was equilibratedly divided between the general public and people directly involved in the work of zoos, but the overwhelming majority were graduates or postgraduates (91.1%) in the area of Biological Sciences and Health (66.7%). The feedback received by the questionnaire was also very positive, with the overall content being classified as excellent (57.8%) or very good (35.6%), with a high consumption content of the content posted, and with several requests for the page to continue to function after data collection. The questionnaire also allowed us to raise some reasons that discourage the visit to zoos, specific notes about some of the posts and about four indicatives of conceptions’ changes about the importance of zoos’ conservation work and maintenance of the animals’ welfare in captivity.eng
dc.description.sponsorshipOutrapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMemespor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectPropagabilidadepor
dc.subjectConservação da biodiversidadepor
dc.subjectFacebookeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSpreadabilityeng
dc.subjectScience divulgationeng
dc.titleEducação ambiental no facebook: a propagabilidade dos memes sobre conservação da biodiversidade na página zoololgicopor
dc.title.alternativeEnvironmental education at facebook: the spreadability of memes about biodiversity conservation at page zoololgicoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Rosana Louro Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2635824351245453por
dc.description.resumoA cultura participativa e a criação colaborativa de conteúdos nas redes sociais transformaram os memes em elementos de expressão comunicativa muito difundidos atualmente. Esse fenômeno popular que transita entre o mundo online e offline despertou o interesse em testar o potencial de divulgação científica dessa ferramenta em consonância com os princípios da Educação Ambiental Crítica, que visam a democratização da construção e acesso aos conhecimentos na área de conservação da biodiversidade e o trabalho realizado pelas instituições zoológicas do mundo. Neste trabalho testamos o uso de memes como estratégia de comunicação para a propagação de conteúdos socioambientais no Facebook, numa abordagem humorística, mas também dialógica e crítica. Com a criação de uma página no Facebook chamada ZOOLOLGICO, buscamos caracterizar quantitativa e qualitativamente a aceitação do público à proposta, por meio da análise das métricas da página e um questionário online que foi respondido por 45 pessoas (cerca de 5% dos curtidores) ao final de 4 meses de coleta, para compreender a natureza das relações e interações que se formaram entre os seguidores da página e os conteúdos publicados. Os resultados nos permitem ver que a proposta foi bem aceita pelo público, chegando a quase 900 curtidores em apenas 123 dias, e com publicações chegando ao alcance de mais de 50 mil visualizações. O público que respondeu ao questionário se dividiu equilibradamente entre público comum e pessoas envolvidas diretamente com o trabalho de zoológicos, contudo a maioria era graduado ou pós-graduado (91,1%) na área das Ciências Biológicas e Saúde (66,7%). O feedback recebido pelo questionário também foi muito positivo, tendo o tema geral dos conteúdos sido classificado como excelente (57,8%) ou muito bom (35,6%), com alto teor de consumo dos conteúdos postados, e com vários pedidos para que a página continuasse funcionando após a coleta dos dados. O questionário ainda permitiu levantar alguns motivos que desestimulam a visita a zoológicos, apontamentos específicos sobre algumas postagens e também 4 indicativos de mudanças de concepções sobre a importância do trabalho de conservação dos zoológicos e de manutenção do bem-estar dos animais cativos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Conservação da Fauna - PPGCFaupor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.description.sponsorshipIdFundação Parque Zoológico de São Paulo FPZSPpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4188879880000074por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples