dc.contributor.author | Alves, Mirian Clavico | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:16:43Z | |
dc.date.available | 2015-05-26 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:16:43Z | |
dc.date.issued | 2015-02-19 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1151 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Bibliometria | por |
dc.subject | Indicadores científicos | por |
dc.subject | Visualização de informação | por |
dc.subject | Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior | por |
dc.subject | Pós-graduação | por |
dc.subject | Ciências econômicas | por |
dc.title | Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Faria, Leandro Innocentini Lopes de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B964053 | por |
dc.description.resumo | O crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, hoje em dia muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência. Atrelado a isso, o Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação, disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram os nove PPG da área de Economia avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados foram dois conjuntos de indicadores: 1) caracterização da área de economia e; 2) dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, conclui-se que é viável fazer uso dos conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos Programas de Pós- Graduação, por intermédio da elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1788146039421657 | por |