Show simple item record

dc.contributor.authorTardelli Filho, Fábio Alexandre
dc.date.accessioned2019-07-31T12:03:49Z
dc.date.available2019-07-31T12:03:49Z
dc.date.issued2019-05-28
dc.identifier.citationTARDELLI FILHO, Fábio Alexandre. A educação no jornal “O operário” (1909-1913): uma análise das tendências educativas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11564.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11564
dc.description.abstractThis dissertation resulted from an exploratory investigation, initiated around 2015 and that had the objective of analyze the educational trends presents in the Sorocaba´s newspaper O Operário (1909-1913). The methodology used in this investigation was the documental type, based on the access to the facsimile that contains almost all the editions of the studied newspaper, and bibliographical, that occurred with the lecture of texts about the historical period which the newspaper was published, the educational trends and the commentators of the theoretical-methodological foundations they kept. The newspaper, primary font of this research, that was bi-weekly, had a publishing system based mainly on the collaboration of texts sent by various authors. Therefore, your pages reveal a wide range of discussions, oriented by diverse trends of theoretical-methodological paradigms, of the positivisms, which dealt especially about the sciences of nature and the religiosity, from the socialisms to the anarchisms. Although the themes were ample, with the research, related here, was possible to reach the expected result, that is, to identify and to analyze the proposals and debates about the educational trends presents in the newspaper.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectjornal O Operáriopor
dc.subjecttendências educativaspor
dc.subjectclasse operáriapor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectPrimeira Repúblicapor
dc.titleA educação no jornal “O operário” (1909-1913): uma análise das tendências educativaspor
dc.title.alternativeLa educación en el diario "O operário" (1909-1913): un análisis de las tendencias educativasesp
dc.title.alternativeEducation in "O operário" journal (1909-1913): an analysis of educational trendseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Marcos Francisco
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4515924584428591por
dc.contributor.advisor-co1Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2688318704089723por
dc.description.resumoEssa dissertação resultou de uma investigação exploratória, que se iniciou por volta de 2015 e teve como objetivo analisar as tendências educativas presentes no jornal sorocabano O Operário (1909-1913). A metodologia empregada na investigação foi a de tipo documental, com acesso ao fac-símile de quase todas as edições do jornal estudado, e bibliográfica, que ocorreu com a leitura de textos sobre o período histórico em que o periódico foi publicado, as tendências educativas e os comentadores dos fundamentos teórico-metodológicos que elas guardam. O periódico, fonte primária da pesquisa, que era bissemanal, possuía um sistema de publicação baseado, sobretudo, na colaboração por envio de textos de autores diversos. Por isso, suas páginas revelavam uma gama ampla de discussões, orientadas por paradigmas teórico-metodológicos de variadas tendências, dos positivismos, que tratavam em especial sobre as ciências da natureza e a religiosidade, aos socialismos e anarquismos. Apesar dos temas serem amplos, com a pesquisa aqui relatada foi possível alcançar o resultado esperado, qual seja, identificar e analisar propostas e debates sobre as tendências educacionais presentes no jornal.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0345122645229407por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record