Show simple item record

dc.contributor.authorMoraes, Lucas Garcia de
dc.date.accessioned2019-08-05T19:48:31Z
dc.date.available2019-08-05T19:48:31Z
dc.date.issued2019-06-25
dc.identifier.citationMORAES, Lucas Garcia de. Reconhecendo a geometria espacial: uma proposta de ensino a partir de atividades contextualizadas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11611.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11611
dc.description.abstractThe inspiration for this work comes from the observation in the difficulties of the majority of the students of the CEEJA in finding the literal sense of the study of the spatial geometry. In order to contribute to the development of the necessary skills to better understand the geometric concepts, we restructure a workshop a workshop related to the theme, giving it a new focus and searching through it, analyze the development of the participating students with the intent to respond the following question: do the practical activities bring significant results in the Youth and Adult Education of the CEEJA? All the elaboration of this work was carried out in agreement with the PCN, the resolution SE 75/2018 that regulates on the organization of the EJA courses, in the State Centers of Education of Youths and Adults, besides the internal rules of the CEEJA - Votorantim, place where all this happened. We carried out a survey on the profile of the students enrolled, as well as an analysis of the work already done in the place. The research on the profile of the students was carried out during the year of 208 in the act of enrollment of each one of them and the group that integrated the workshop was formed by students who registered by their own will, all the way when we arrived at the mark of 32 enrolled, we closed the inscriptions so that a very large group did not form, since this could hinder our analysis. The data collection was according to the devolution of the requested tasks to the students and we ended up making a comparison with the final results obtained by these students with the results of another group of students who did not participate in the workshop.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de Jovens e Adultos. Geometria espacial. Tarefas exploratório-investigativas.por
dc.titleReconhecendo a geometria espacial: uma proposta de ensino a partir de atividades contextualizadaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Filho, Antonio Noel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5234064498436000por
dc.description.resumoA inspiração para este trabalho vem da observação nas dificuldades da maioria dos alunos do CEEJA em encontrar o sentido literal do estudo da Geometria Espacial. Com o intuito de contribuir com o desenvolvimento das habilidades necessárias para compreender melhor os conceitos geométricos, reestruturamos uma oficina referente ao tema, buscando a ela um novo foco e procuramos por meio dela, analisar o desenvolvimento dos alunos participantes com a intenção de responder o seguinte questionamento: as atividades práticas trazem resultados significativos no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Estadual de Jovens e Adultos (CEEJA)? Toda a elaboração deste trabalho foi realizada de acordo com os PCN, a resolução SE 75/2018 que dispõe sobre a organização dos cursos de EJA, nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, além do regimento interno do CEEJA – Votorantim, local onde o produto deste trabalho foi desenvolvido. Realizamos um levantamento sobre o perfil dos alunos matriculados, além de uma análise sobre os trabalhos já realizados no local. A pesquisa sobre o perfil dos alunos foi realizada durante o ano de 2018 no ato da matrícula de cada um deles e o grupo que integrou a oficina foi formada por alunos que se inscreveram por voluntariamente, assim ao chegar na marca de 32 inscritos, encerramos as inscrições para que não se formasse um grupo muito grande, visto que isso poderia dificultar as nossas análises. A coleta de dados se deu de acordo com a devolutiva das tarefas solicitadas aos alunos e finalizamos fazendo uma apresentação dos resultados finais obtidos pelos os mesmos com os resultados de outro grupo de estudantes que não participaram da oficina.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4307145163578435por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record