Show simple item record

dc.contributor.authorMoraes, Fernanda Carpintero de
dc.date.accessioned2019-08-07T13:43:07Z
dc.date.available2019-08-07T13:43:07Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.identifier.citationMORAES, Fernanda Carpintero de. Um passo de cada vez: conhecendo as unidades de medida através da sua história. 2019. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11630.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11630
dc.description.abstractThis work aims to incite the researcher inside students, encouraging them to utilize the History of Mathematics as a tool in order to improve the learning process. The theme considered in this research was presented in classroom, and it was elaborated accordingly to São Paulo Faz Escola program. The History of Mathematics was chosen to be used in order to the students create the concepts to be used, and understand the need of the transition to its moment and its importance to present days. A survey on Measurement Units was conducted, after this procedure, the survey data were socialized, then it was suggested that they measured objects and spaces at school and compared the results. At the end, there was a debate about data obtained during the activity and the students' knowledge and understanding about the topic was remarkable. The final debate was enriching for both the students and me as a teacher, because I could see the interaction and commitment to the content. I conclude that this activity responded to its objectives.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectHistória da matemáticapor
dc.subjectMedidas métricaspor
dc.subjectUnidades de medidapor
dc.subjectMedidas não padronizadaspor
dc.subjectHistory of Mathematicseng
dc.subjectMetric measureseng
dc.subjectMeasure unitseng
dc.subjectNon-standardized measureseng
dc.titleUm passo de cada vez: conhecendo as unidades de medida através da sua históriapor
dc.title.alternativeOne step at a time: knowing the units of measurement through your storyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sampaio, João Carlos Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8286887389013685por
dc.description.resumoO presente trabalho busca instigar o pesquisador dentro de cada aluno, incentivando-o a utilizar e a buscar na história da Matemática inspiração, e usa-la como ferramenta para seu processo de aprendizagem. O tema abordado foi escolhido por fazer parte do conteúdo previsto em sala de aula pelo programa São Paulo Faz Escola. Busquei trabalhar com a História da Matemática como metodologia de ensino para que o aluno-pesquisador buscasse e construísse os conceitos que viriam a ser apresentados para que então compreendessem a necessidade da transição para o seu momento e sua importância nos dias atuais. Houve uma proposta de pesquisa sobre Unidades de Medidas, logo após fez-se a socialização dos dados obtidos e em seguida foi sugerido a eles que medissem objetos e espaços da escola e que comparassem os resultados. Ao final do processo, tivemos um debate sobre os dados obtidos durante a atividade e foi notável o conhecimento e compreensão dos alunos sobre o tópico. O debate final foi enriquecedor tanto para os alunos quanto para o professor, pode-se notar a interação, inserção e o comprometimento com o conteúdo. Conclui-se, portanto, que esta atividade atingiu seus objetivos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 5617669por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9261383685902169por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record