Show simple item record

dc.contributor.authorMarques, Danielle Volpian
dc.date.accessioned2019-11-11T19:09:49Z
dc.date.available2019-11-11T19:09:49Z
dc.date.issued2019-08-29
dc.identifier.citationMARQUES, Danielle Volpian. Trabalho e educação: o caráter educativo da organização das mulheres do Assentamento Reunidas, Agrovila Campinas em Promissão/SP. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12013.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12013
dc.description.abstractWithin the movement for agrarian reform, women take an active and critical stance against the hegemony of capital, and against the specificity of the situation of exploitation and inferiority of women within capitalist society. Exactly in this scenario, a group of women from Settlement Reunidas, Agrovila Campinas, located in the city of Promissão/SP, decided to organize in 2011 a group for bread making, called “Flores do Campo”. This paper investigated the organization of these women emphasizing issues about work and education present in this process. During the research, in addition to the theoretical foundation, semi- structured interviews were conducted with participants and former participants of the group, as well as bibliographical analysis and documents relevant to the study. The work elucidates about the condition of settled woman and the field work in Agrovila Campinas. An analysis of the reasons why these women decided to organize themselves, as well as how the group works. The professionalization of women is discussed in the field of professional education, bypassing the public policies of professional qualification aimed specifically at rural women. Factors such as the maintenance of the basic survival conditions of the settled families, together with the contradictions of the role played by these women, are analyzed in relation to the group dismantling. An active and fundamental posture of these women in the dynamics of the lots is evident, which demonstrate to organize themselves in struggle, searching for recognition and autonomy in a continuous process of adversity and overcoming. This research sought to contribute and broaden the debate on the condition of rural women who face several challenges in their daily lives.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulher ruralpor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectQualificação profissionalpor
dc.subjectGrupo produtivopor
dc.subjectRural womaneng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectProfessional qualificationeng
dc.subjectProductive groupeng
dc.titleTrabalho e educação: o caráter educativo da organização das mulheres do Assentamento Reunidas, Agrovila Campinas em Promissão/SPpor
dc.title.alternativeWork and education: the educational character of the women organization of Settlement Reunidas, Agrovila Campinas in Promissão / SPpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bezerra, Maria Cristina dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1095065753077001por
dc.description.resumoNo interior do movimento pela reforma agrária, as mulheres assumem uma postura ativa e crítica contra a hegemonia do capital, e contra a especificidade da situação de exploração e inferiorização da mulher na sociedade capitalista. Exatamente neste cenário que um grupo de mulheres do Assentamento Reunidas, agrovila Campinas, situado no município de Promissão/SP, decidiu se organizar em 2011 em um grupo para a fabricação de pães, denominado “Flores do Campo”. Este trabalho investigou a organização dessas mulheres enfatizando questões sobre trabalho e educação presentes nesse processo. Durante a pesquisa, além da fundamentação teórica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com participantes e ex-participantes do grupo, bem como análises de bibliografia e documentos pertinentes ao estudo. O trabalho elucida a condição de mulher assentada e o trabalho no campo na Agrovila Campinas. É feito uma análise sobre os motivos pelos quais essas mulheres decidiram se organizar, bem como sobre o funcionamento do grupo. A profissionalização das mulheres é discutida no campo da educação profissional, perpassando as políticas públicas de qualificação profissional voltadas especificamente às mulheres rurais. Fatores como a manutenção das condições básicas de sobrevivência das famílias assentadas, junto às contradições do papel desempenhado por essas mulheres são analisados em relação ao desmonte do grupo. Evidencia-se uma postura ativa e fundamental dessas mulheres na dinâmica dos lotes, que demonstram se organizar na busca por reconhecimento e autonomia num processo contínuo de adversidades e superações. Esta pesquisa procurou contribuir e ampliar o debate sobre a condição da mulher rural assentada, que enfrenta diversos desafios no seu cotidiano.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1448630405669002por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil