dc.contributor.author | Costa, Vitor Aparecido Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2019-12-16T17:56:45Z | |
dc.date.available | 2019-12-16T17:56:45Z | |
dc.date.issued | 2019-11-01 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Vitor Aparecido Pereira da. A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12131. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12131 | |
dc.description.abstract | This project arose from worries caused by a brazilian Math Education increasingly disappointing in the public Middle Schools and, in this context, it had as objective to contribute with a new didactic view of this area of knowledge, by means of the adaptation of an activity, based on the innovative method of the School Projeto Âncora, in a conventional school in order to answer the following issue of research: Which contributions the use of the Mathematics Didactics of an innovative school can propitiate to the Teaching of Mathematics of a conventional school? In search of an elucidation to this question, it was conducted a field research at Projeto Âncora to explore their Mathematics Didactic. From the collected notes in the visits, it was possible to execute an experimentation with a multi-age group of 10 students (6º to 9º grades) who worked in the building of checkerboards, developing, in a practical way, basic abilities of geometry and arithmetic. The findings of this study showed a satisfying indicative to answer the issue of research, namely, it was possible to notice contributions generated from this adaptive proposal, such as the incentive of an integrated view of Math, the efficacy of a multi-age group and the proactive participation of the students during the whole experimentation, justified the viability of similar didactic adaptations in conventional schools as long as there are structural conditions and support of the school management. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Matemática | por |
dc.subject | Didática da Matemática | por |
dc.subject | Projeto Âncora | por |
dc.subject | Ensino Básico | por |
dc.subject | Math Education | por |
dc.subject | Mathematics Didactics | por |
dc.subject | Middle School | por |
dc.title | A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional | por |
dc.title.alternative | The innovative proposal of the school Projeto Âncora and its pedagogical implications in a conventional school | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Filho, Antonio Noel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5234064498436000 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa originou-se de reflexões geradas por uma Educação Matemática brasileira cada vez mais desanimadora nas escolas públicas do Ensino Básico e, nesse contexto, teve como objetivo contribuir para uma distinta visão didática dessa área do conhecimento, por meio da adaptação de uma atividade, baseada na metodologia inovadora da Escola Projeto Âncora, em uma escola convencional com o intuito de responder à seguinte questão de investigação: Que contribuições o uso da Didática da Matemática de uma escola inovadora pode propiciar para o Ensino de Matemática de uma escola convencional? Em busca de uma resposta para esta indagação, realizou-se um estudo de campo na Escola Projeto Âncora para explorar a sua didática em relação à Matemática. A partir das informações coletadas nas visitas, pôde-se realizar, em uma escola convencional, uma experimentação com um grupo multietário de 10 alunos (6º ao 9º anos) que atuou em torno da construção de tabuleiros de “Damas”, desenvolvendo, de forma prática, habilidades básicas de Geometria e Aritmética. Os resultados deste estudo serviram como um indicativo satisfatório para responder o problema de pesquisa, isto é, puderam-se observar contribuições geradas a partir dessa proposta adaptativa, como o incentivo de uma visão integrada da Matemática, a eficácia de um grupo multietário e a participação proativa dos alunos durante todo o experimento, justificando a viabilidade de adaptações didáticas similares no âmbito de uma escola convencional desde que haja condições estruturais e apoio da gestão escolar. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4293980823908874 | por |