Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGaldino, Rosangela
dc.date.accessioned2020-01-30T14:12:45Z
dc.date.available2020-01-30T14:12:45Z
dc.date.issued2019-12-17
dc.identifier.citationGALDINO, Rosangela. Áreas de atuação de pesquisadores como input para caracterizar a atuação institucional. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12192.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12192
dc.description.abstractBibliometric studies are used in the evaluation of scientific activity, using as a source of information databases such as the Web of Science, Scopus and Lattes Platform. Aiming to contribute to the characterization of the performance of science, technology and innovation institutions (ICTs), through bibliometric studies, the general objective of this research was to characterize the performance profile of an ICT, using information about the areas of expertise of its teachers. -searchers present at the Lattes Platform. The method used was the case study and the case unit of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Bibliometrics was used as an information analysis technique and the Lattes Platform was used as a source of information. The sample analyzed comprised 2485 curricula of 2527 active researchers from 2010 to 2018. The results comprised a set of indicators on the case unit's performance profile, graphically represented in the form of mandalas and network graphs: 1) institution; 2) proximity of actuation between the campuses of the case unit. It can be concluded that the results achieved can contribute to bibliometric studies at the institutional level, by systematizing through the analysis of the researchers' areas of activity the identification and visualization of the performance profile of an ICT, as well as the identification of areas whose interest for collaboration between teachers is potentially greater.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁrea de atuaçãopor
dc.subjectCurrículo Lattespor
dc.subjectInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulopor
dc.subjectBibliometriapor
dc.subjectIFSPpor
dc.subjectArea of expertisepor
dc.subjectCurriculum Lattespor
dc.titleÁreas de atuação de pesquisadores como input para caracterizar a atuação institucionalpor
dc.title.alternativeResearchers activity areas as input to characterize institutional performanceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Amaral, Roniberto Morato do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6958372164719600por
dc.description.resumoOs estudos bibliométricos são utilizados na avaliação da atividade científica, utilizando como fonte de informação bases de dados, como por exemplo, a Web of Science, Scopus e Plataforma Lattes. Visando contribuir para a caracterização da atuação das instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTs), através dos estudos bibliométricos, o objetivo geral desta pesquisa foi caracterizar o perfil de atuação de uma ICT, utilizando as informações sobre as áreas de atuação dos seus docentes-pesquisadores, presentes na Plataforma Lattes. O método utilizado foi o estudo de caso e a unidade caso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A bibliometria foi utilizada como técnica de análise de informações e a Plataforma Lattes foi utilizada como fonte de informação. A amostra analisada compreendeu 2485 currículos de 2527 pesquisadores ativos no período de 2010 a 2018. Os resultados compreenderam um conjunto de indicadores sobre o perfil de atuação da unidade caso, representados graficamente na forma de mandalas e grafos de rede: 1) perfil de atuação da instituição; 2) proximidade de atuação entre os campi da unidade caso. Conclui-se que os resultados alcançados podem contribuir para os estudos bibliométricos ao nível institucional, ao sistematizar através da análise das áreas de atuação dos pesquisadores a identificação e a visualização do perfil de atuação de uma ICT, bem como a identificação de áreas cujo interesse para colaboração entre docentes são potencialmente maiores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4914415763923244por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil