Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Rafael Siqueira
dc.date.accessioned2020-02-05T14:19:12Z
dc.date.available2020-02-05T14:19:12Z
dc.date.issued2019-12-03
dc.identifier.citationSILVA, Rafael Siqueira. Um estudo sobre o movimento lógico-histórico do conceito de continuidade. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12220.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12220
dc.description.abstractThe aim of this paper is to investigate the logical-historical movement of the concept of Continuity through a historical-epistemological analysis, with a view to determining the essential relations that can be configured as conceptual nexus. Assuming the theoretical contributions of the Historical-Cultural theory, the conceptual nexus are understood as the synthesis of the internal and external relations of a concept, whose determination is realized through the logical-historical movement. Thus, it is established as a guiding question: What are the relations established in the logical-historical movement of the concept of Continuity that can be configured as conceptual nexus from the realization of a historical-epistemological analysis? The research methodology is based on the principles of historical-dialectical materialism and is constituted by the realization of the State of the Art of research on Continuity teaching and the historical-epistemological analysis of historiographical sources that address essential aspects on the development of this concept. The results point to the determination of conceptual connections in the commensurable-incommensurable, discrete-continuous, infinite-infinitesimal, permanence-fluency, punctual-general and rigor-intuition dialectical pairs. Reflections on the results indicate the resignification of the curriculum structure of Continuity in the fields of basic and higher education. In addition, it also discusses the need for the realization of teaching organization of Continuity based on conceptual nexus and conceptual appropriation by students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectContinuidadepor
dc.subjectLógico-históricopor
dc.subjectNexos conceituaispor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCálculopor
dc.subjectConcept of continuityeng
dc.subjectLogical-historicaleng
dc.subjectConceptual nexuseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectCalculuseng
dc.titleUm estudo sobre o movimento lógico-histórico do conceito de continuidadepor
dc.title.alternativeEstudio sobre el movimiento logico-historico del concepto de continuidadspa
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria do Carmo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505por
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é investigar o movimento lógico-histórico do conceito de Continuidade por meio de um Estudo Documental, com vistas à determinação das relações essenciais que podem se configurar como nexos conceituais. Tendo como pressuposto os aportes teóricos da teoria Histórico-Cultural, os nexos conceituais são entendidos como a síntese das relações internas e externas de um conceito, cuja determinação se concretiza por meio do movimento lógico-histórico. Assim, se estabelece como pergunta norteadora: Quais são as relações estabelecidas no movimento lógico-histórico do conceito de Continuidade que podem se configurar como nexos conceituais a partir da realização da Análise Documental em confluência com a Análise Histórico-Epistemológica? A metodologia da pesquisa se pauta nos princípios do materialismo histórico-dialético e está constituída pela realização da Análise Documental das pesquisas sobre ensino da Continuidade e a Análise Histórico-Epistemológica de fontes historiográficas que abordam aspectos essenciais sobre o desenvolvimento deste conceito. Os resultados apontam para a determinação dos nexos conceituais nos pares dialéticos Comensurável-Incomensurável, Discreto-Contínuo, Infinito-Infinitésimo, Permanência-Fluência, Pontual-Geral e Rigor-Intuição. As reflexões sobre os resultados indicam a ressignificação da estrutura curricular da Continuidade nos âmbitos do ensino básico e superior. Além disso, discorre também sobre a necessidade de concretização de uma organização do ensino da Continuidade que se paute nos nexos conceituais e na apropriação conceitual pelos estudantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1573729723278166por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

CC0 1.0 Universal
Except where otherwise noted, this item's license is described as CC0 1.0 Universal