Show simple item record

dc.contributor.authorMascioli, Dilene Aparecida Amicci
dc.date.accessioned2020-03-11T12:40:30Z
dc.date.available2020-03-11T12:40:30Z
dc.date.issued2019-12-19
dc.identifier.citationMASCIOLI, Dilene Aparecida Amicci. A formação em contexto na educação integral do ponto de vista dos professores de uma escola pública: uma análise da dialogicidade no processo educativo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12314.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12314
dc.description.abstractThis research aims to investigate the conceptions that point to the understanding of teachers who work in an institution of Integral Education and who are involved in context training on dialogicity in the educational process. It is a participant research and qualitative and interpretive nature. We are based on a theoretical framework on Continuing Training and Context Training, in the current legislation: LDB 9394/96, ECA, the Federal Constitution of 1988 and the National Curriculum Guidelines for teacher training (DCNFP - Res. 02/2015). This proposal is in agreement with Freire (2005) and, defined in this research for Integral Education, as a dialectical and problematizing process, because the dialogical perspective allows us to reflect, evaluate, program, investigate and transform specificities of human beings in and with the world. The dialogue, according to Freire (2005) is a method of building emancipatory socio-cultural processes in search of a more humanized world and for Bohm (2005), is a network of coexistence. The study consisted of a Cycle of six Continuous Training Meetings, during the months of October to December 2018, in a municipal school in the interior of São Paulo. Ten teachers and the director were subjects of the research and, working with the researcher at HTPC - Collective Pedagogical Work Schedule. The data were grouped into three categories, entitled thematic axes: 1. Communication and dialogue; 2. Training and professional development and 3. Reflexive practice. We are guided through the Thematic Axes, built and inspired by Bardin (1977), on the categorizations of content analysis, to analyze our research. In general, the data analyzed allowed us to conclude that the understandings attributed by teachers to context training meetings in htpcs are related to a set of factors such as: peer dialogue, understanding of the path of teacher and professional development, reflection of pedagogical practices present in the context of Integral Education in relation to pedagogical discussions and what arises from the new conversational flow. According to the data, the actions are reflective in htpcs, because a process of study of daily life, reflection, observation and discussion about practice provides for new ways to act and print their knowledge throughout the teaching career.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectHorário de trabalho pedagógico coletivopor
dc.subjectProcesso dialógicopor
dc.subjectFormação em contexto de professorespor
dc.subjectPrática reflexivapor
dc.subjectIntegral educationeng
dc.subjectTeacher context trainingeng
dc.subjectCollective pedagogical working hours;eng
dc.subjectDialogical processeng
dc.subjectReflective practiceeng
dc.titleA formação em contexto na educação integral do ponto de vista dos professores de uma escola pública: uma análise da dialogicidade no processo educativopor
dc.title.alternativeContext training in comprehensive education from the point of view of teachers of a public school: an analysis of dialogicity in the educational processeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tedeschi, Wania
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5743322664981581por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar as concepções que apontam para o entendimento dos professores que atuam em uma instituição de Educação Integral e que estão envolvidos na Formação em Contexto sobre a dialogicidade no processo educativo. É uma pesquisa participante e de natureza qualitativa e interpretativa. Fundamentamos-nos em um referencial teórico sobre a Formação Continuada e Formação em Contexto, nas legislações vigentes: LDB 9394/96, ECA, na Constituição Federal de 1988 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (DCNFP – Res. 02/2015). Esta proposta está de acordo com Freire (2005) e, definida nesta pesquisa para a Educação Integral, como um processo dialético e problematizador, pois a perspectiva dialógica nos permite refletir, avaliar, programar, investigar e transformar especificidades dos seres humanos no e com o mundo. O diálogo, segundo Freire (2005) é um método de construção de processos sócio-culturais emancipatórios em busca de um mundo mais humanizado e para Bohm (2005), é uma rede de convivência. O estudo consistiu em um Ciclo de seis Encontros de Formação Continuada, durante os meses de outubro a dezembro de 2018, em uma escola municipal do interior Paulista. Dez professores e a diretora foram sujeitos da pesquisa e, atuam junto à pesquisadora no HTPC – Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. Os dados foram agrupados em três categorias, intituladas de Eixos Temáticos: 1. A comunicação e o diálogo; 2. A formação e o desenvolvimento profissional e 3. A prática reflexiva. Pautamo-nos através dos Eixos Temáticos, construídos e inspirados em Bardin (1977), sobre as categorizações de análise de conteúdo, para analisar a nossa pesquisa. De modo geral, os dados analisados nos permitiram concluir que os entendimentos atribuídos pelos professores aos encontros de Formação em Contexto, nos HTPCs estão relacionados a um conjunto de fatores tais como: dialogicidade entre os pares, compreensão do percurso da formação e do desenvolvimento profissional docente e de atuação dos mesmos, reflexão das práticas pedagógicas presentes no contexto da Educação Integral em relação às discussões pedagógicas e ao que surge do novo fluxo de conversação. De acordo com os dados, as ações são reflexivas nos HTPCs, pois um processo de estudo do cotidiano, de reflexão, de observação e discussão sobre a prática prevê novas maneiras de atuar e imprimir os seus saberes ao longo da carreira docente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5594333415617556por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil