dc.contributor.author | Santos, Jociane Marthendal Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2020-03-30T12:31:13Z | |
dc.date.available | 2020-03-30T12:31:13Z | |
dc.date.issued | 2020-01-29 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jociane Marthendal Oliveira. O estágio curricular supervisionado (ecs) em cursos de graduação em Psicologia: avaliação sobre a implementação da política. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12373. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12373 | |
dc.description.abstract | The objective of this research was to analyze the process of implementing the policy and changes in supervised curricular internships (ECS) in undergraduate courses in Psychology after Law no. 11,788 / 2008 from the point of view of coordinators and supervisors of internship of higher education institutions in the private, confessional and public spheres. It is a qualitative research in the light of the policy cycle from the perspective of Stephen Ball according to the following procedural axes: a) review of specialized literature and documentary analysis b) data collection through semi-structured interviews in four institutions of higher education (one public, two private / community and one confessional) totaling eight subjects (four teachers and four coordinators) and c) a qualitative approach in the understanding and treatment of unidentified data to maintain confidentiality. The results showed that not all Psychology courses surveyed sought to adapt to the guidelines brought by the National Curriculum Guidelines and those who modified their curricula did so after 8 years of the Law n. 11,788 / 2008 - known as the “Internship Law”. From the institutional feedback, it was realized that the concepts and objectives of the internship are strongly linked to the world of work, evidencing the influence of the world political scenario reflecting a resistance of the courses in the traditional expansion in Brazil according to the medical model, but on the other hand justified as care not to give in and scrap the training in psychology. Even so, there is a strong tendency to continue with the Minimum Curriculum proposal and to offer specific internships later in the course. The research highlighted that the ECS policies were important in providing an internship conception aiming at competences and skills to be developed and that it contemplated the area of psychology, as well as its curricular organization and the possibility of developing the current student and the graduate as an educational act , on the other hand, it was found that it is necessary to raise awareness both to this understanding and to teachers, students and granting units for internships. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estágio Curricular Supervisionado. | por |
dc.subject | Psicologia. | por |
dc.subject | Percurso Formativo | por |
dc.title | O estágio curricular supervisionado (ecs) em cursos de graduação em Psicologia: avaliação sobre a implementação da política | por |
dc.title.alternative | The supervised curricular internship in undergraduate courses in Psychology: evaluation on the implementation of the policy | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Paulo Gomes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5109357037661496 | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi o de analisar o processo de implementação da política e mudanças nos estágios curriculares supervisionados (ECS) em cursos de graduação de Psicologia após a Lei n. 11.788/2008 a partir da visão de coordenadores e professores supervisores de estágio de instituições de educação superior das esferas privada, confessional e pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa à luz ciclo de políticas na perspectiva de Stephen Ball conforme os seguintes eixos procedimentais: a) revisão de literatura especializada e análise documental b) coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas em quatro instituições de educação superior (uma pública, duas privadas/comunitárias e uma confessional) totalizando oito sujeitos (quatro professores e e quatro coordenadores) e c) a abordagem qualitativa na compreensão e tratamento dos dados não identificados para manter a confidencialidade. Os resultados demonstraram que nem todos os cursos de Psicologia pesquisados buscaram adequar-se às orientações trazidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e os que modificaram os seus currículos o fizeram após 8 anos da normativa da Lei n. 11.788/2008 – conhecida como “Lei de estágios”. A partir das devolutivas institucionais percebeu-se que as concepções e os objetivos do estágio estão fortemente vinculados ao mundo do trabalho, evidenciando a influência do cenário político mundial refletindo uma resistência dos cursos na ampliação tradicional no Brasil segundo o modelo médico, mas por outro lado justificado como cuidado a não ceder e sucatear a formação em psicologia. Mesmo assim existe um tendência forte a continuar com a proposta do Currículo Mínimo e de ofertar os estágios específicos mais no final do curso. A pesquisa destacou que as políticas de ECS foram importantes ao propiciar uma concepção de estágio visando competências e habilidades a serem desenvolvidas e que contemplou a área de psicologia, bem como sua organização curricular e possibilidade de desenvolvimento do estudante em curso e do egresso como ato educativo, por outro lado, constatou-se que é necessário um trabalho de conscientização tanto a esse entendimento quanto para os docentes, discentes e unidades concedentes de estágio. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS | por |
dc.description.sponsorshipId | 88882.426953/2019-01 | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0881773975437368 | por |