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dc.contributor.authorSilva, Eliane Nicolau da
dc.date.accessioned2020-03-31T11:50:59Z
dc.date.available2020-03-31T11:50:59Z
dc.date.issued2020-01-28
dc.identifier.citationSILVA, Eliane Nicolau da. A formação de conceitos científicos em crianças de cinco anos fundamentada em mediações sistematizadas. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12385.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12385
dc.description.abstractThe Thesis was based on the theoretical framework of Historical-Cultural Theory based on the studies of Vigotsky, Luria, Leontiev, Elkonin, Mukhina, Galperin, who brought fundamental contributions about the concepts developed in this research with regard to the theoretical and practical aspect. The research was carried out in a public school unit of Early Childhood Education, in the interior of São Paulo, with five-year-old children, and presented the following research question: What types of instruments and methodological procedures are necessary to identify the cultural needs of five-year-old children, regarding the concept formation process, as well as systematized mediations in the Zone of Proximal Development? The central objective was to analyze the methodological instruments and procedures necessary to carry out activities with regard to the formation of concepts with five-year-old children and presented, from this central objective, the following specific objectives: 1) to identify the needs children's cultural activities and work in the Proximal Development Zone (ZDP) through planned activities; 2) analyze the potential of mediations and mediators used in intervention sessions with a view to promoting advances in the formation of children's concepts. The methodology includes intervention, through experiments, for data collection, with systematic mediation being one of the main elements. The planning of activities started with the needs of the children and included the following instruments and methodological procedures: participant observation; conversation wheel; drawing; game of track and systematized mediation. The results show the importance of planning the methodological procedures developed from the experimental intervention methodology of this investigation. In addition, they proved that systematized mediations have a fundamental role for the identification and performance of the Proximal Development Zone, enabling advances in the development of concepts. In this way, even though the conceptions of Historical-Cultural Theory prove that conceptual thinking happens in adolescence, it is possible to carry out work aimed at the formation of the concept in early childhood education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento cultural infantilpor
dc.subjectPensamento conceitualpor
dc.subjectFormação de conceitospor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectMetodologia de intervenção experimentalpor
dc.subjectChild cultural developmenteng
dc.subjectConceptual thinkingeng
dc.subjectConcept formationeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectExperimental intervention methodolgyeng
dc.titleA formação de conceitos científicos em crianças de cinco anos fundamentada em mediações sistematizadaspor
dc.title.alternativeLa formación de conceptos científicos en niños de cinco años basados en mediaciones sistemáticasspa
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Mello, Maria Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8338726751746542por
dc.description.resumoA Tese teve como base o referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural a partir dos estudos de Vigotsky, Luria, Leontiev, Elkonin, Mukhina, Galperin, que trouxeram contribuições fundamentais acerca dos conceitos desenvolvidos nesta pesquisa no que se refere ao aspecto teórico e prático. A pesquisa foi realizada em uma unidade escolar pública de Educação Infantil, do interior de São Paulo, com crianças de cinco anos de idade, e apresentou a seguinte questão de pesquisa: Que tipos de instrumentos e procedimentos metodológicos são necessários para identificar as necessidades culturais de crianças de cinco anos de idade, com relação ao processo de formação de conceitos, bem como realizar mediações sistematizadas na Zona de Desenvolvimento Proximal? O objetivo central foi analisar os instrumentos e procedimentos metodológicos necessários para a realização de atividades no que se refere à formação de conceitos com crianças de cinco anos de idade e apresentou, a partir desse objetivo central, os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as necessidades culturais das crianças e atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) por meio de atividades planejadas; 2) analisar as potencialidades das mediações e mediadores utilizados nas sessões de intervenção com vistas à promoção de avanços na formação de conceitos das crianças. A metodologia contempla intervenção, por meio de experimentos, para a coleta dos dados, sendo a mediação sistematizada um dos principais elementos. O planejamento das atividades partiu das necessidades das crianças e contou com os seguintes instrumentos e procedimentos metodológicos: observação-participante; roda de conversa; desenho; jogo de trilha e mediação sistematizada. Os resultados mostram a importância do planejamento dos procedimentos metodológicos desenvolvidos a partir da metodologia de intervenção experimental desta investigação. Além disso, comprovaram que as mediações sistematizadas tem um papel fundamental para que ocorra identificação e atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal, potencializando avanços no desenvolvimento de conceitos. Deste modo, ainda que as concepções da Teoria Histórico-Cultural comprovem que o pensamento conceitual acontece na adolescência, é possível a realização de um trabalho voltado para a formação do conceito na criança da Educação Infantil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6467415058434159por


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