Show simple item record

dc.contributor.authorGraciano, Daniel Perico
dc.date.accessioned2020-04-03T11:32:14Z
dc.date.available2020-04-03T11:32:14Z
dc.date.issued2020-03-06
dc.identifier.citationGRACIANO, Daniel Perico. Os dentes elétricos dos canibais: uma cartografia dos fluxos semióticos na canção de resistência da década de 1960. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12397.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12397
dc.description.abstractWe seek to operate a mixture, a theoretical hybridization between the semiotic theory of French matrix, some philosophical assumptions (SPINOZA, 2007; NIETZSCHE, 2011), and music theory. Considering that every song is an act of speech that produces realities that emerge from plays of force and power relations, I analyze two of the different strands of Brazilian popular music that made resistance to power during the period of repression that crossed the end of the 1960s in Brazil: Tropicália and the group popularly known as MMPB (Modern Brazilian Popular Music). The corpus consists of the four songs that reached the first positions in the III Festival of Brazilian Popular Music in 1967, since, among these four songs, there are two representatives of each strand. We start from the hypothesis that the tropicalist song uses a power of connections that operates from an aesthetic affirmation materialized in an anti-dialectical pluralism that aims at a reciprocal possession between different styles and forms (originating in different cultures and social strata) despising the boundaries imposed by the power, which reverberates in a more festive and, in a way, "Dionysian" resistance; while the MMPB seems to express a reactive militancy, an ascetic search for a state of affairs based on an ideal and a dialectic based on aesthetic sorting and "purity." We attribute the same importance to the four different sub-strata present in the songs: melody, harmony, rhythm and letter. Tatit's theory (2007) gives a good account of the relationship between melody and lyrics, other semioticians such as Carmo Junior (2002) and Dietrich (2009), help us in research related to harmony and rhythm. The investigation of the relation between the works and the forms of resistance adopted by its enunciators is realized mainly in the analysis of the passions resulting from the affections, for that our methodology articulates to the semiotic theory the thought of authors like Spinoza and Nietzsche. The intention is to show the different forms of confrontation with dictatorial power without any judgments of prescriptive value or intention; it is a question of looking at different positions in the same situation, in order to understand an important part of our history.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectSemioticseng
dc.subjectArtseng
dc.subjectEthicseng
dc.titleOs dentes elétricos dos canibais: uma cartografia dos fluxos semióticos na canção de resistência da década de 1960por
dc.title.alternativeThe electrical teeth of cannibals: a cartography of semiotic flows in the 1960s resistance songeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Salgado, Luciana Salazar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5206927424265495por
dc.contributor.advisor-co1Barros, Mariana Luz Pessoa de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4830505244404566por
dc.description.resumoProcuramos operar uma mistura, uma hibridização teórica que envolve a teoria semiótica de matriz francesa, alguns pressupostos filosóficos (SPINOZA, 2007; NIETZSCHE, 2011), e a teoria musical. Considerando que toda canção é (para além de um ato de fala) um ato de canto, que produz realidades que emergem dos jogos de força e das relações de poder, analisamos duas das diferentes vertentes da música popular brasileira que faziam resistência ao poder no período de repressão que atravessou o final da década de 1960 no Brasil: a Tropicália e a do grupo popularmente denominado como MMPB (Moderna Música Popular Brasileira). O corpus é constituído pelas quatro canções que atingiram as primeiras colocações no III Festival da Música Popular Brasileira em 1967, já que, entre essas quatro canções, há duas representantes de cada vertente. Partimos da hipótese de que a canção tropicalista se serve de uma potência de conexões que opera a partir de uma afirmação estética materializada em um pluralismo antidialético que visa a uma possessão recíproca entre diferentes estilos e formas (originados em diferentes culturas e camadas sociais), a uma mistura, desprezando as fronteiras impostas pelo poder, o que se reverte em uma resistência mais festiva e, de certa forma, “dionisíaca”; ao passo que a MMPB parece expressar uma militância reativa, uma busca ascética por um estado de coisas baseada em um ideal e uma dialética pautada na triagem e “pureza” estéticas. Atribuímos a mesma importância aos quatro diferentes subestratos presentes nas canções: melodia, harmonia, ritmo e letra. A teoria de Tatit (2007) dá conta, e muito bem, da relação entre melodia e letra, outros semioticistas como Carmo Junior (2002) e Dietrich (2009), nos auxiliam nas investigações relacionadas à harmonia e ao ritmo. A investigação da relação entre as obras e as formas de resistência adotadas por seus enunciadores se realiza principalmente na análise das paixões resultantes dos afetos, para isso nossa metodologia articula à teoria semiótica o pensamento de autores como Spinoza e Nietzsche. A proposta é mostrar as diferentes formas de confrontação ao poder ditatorial sem qualquer intenção prescritiva, trata-se de um olhar para posicionamentos distintos frente a uma mesma situação, para entender uma parte importante de nossa história.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1342578592995153por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil