Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHermann, Amanda dos Reis
dc.date.accessioned2020-04-07T12:05:22Z
dc.date.available2020-04-07T12:05:22Z
dc.date.issued2020-03-05
dc.identifier.citationHERMANN, Amanda dos Reis. A criança como leitora, suas representações e significações: práticas de letramento em uma sala de educação infantil na Unidade de Atendimento à Criança – UAC - UFSCar. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12415.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12415
dc.description.abstractThe present Master's research aimed to investigate the ways in which the child in Early Childhood Education, aged between 3 and 4 years of age, constitutes itself as a reader through literacy practices experienced during school routines. The specific goals were: I. To identify how this process occurs, through literacy practices established by the class’ teacher, such as reading and conversation circles, dialogue with the children, contact with the various discourse genres, projects and world experiences; II. To analyze how they read and what they understand; III. To check how the reading of images and the retrieval of already read stories are retold by them; IV. To investigate which linguistic marks are used by them in the story telling of different discourse genres, and V. To investigate which the teacher’s actions provide literacy in a child of during the small childhood. Our theoretical reference is based on the Philosophy of Language (BAKHTIN, 2003, 2011), Historical-Cultural Psychology (VYGOTSKY, 1982, 1996, 2005, 2009; LURIA, 2000, 2005; LEONTIEV, 2005), Critical-Libertarian Pedagogy (FREIRE , 2005, 2009, 2011) and studies about Literacy (KLEIMAN, 1995, 2005, 2009; ROJO, 1995; TFOUNI, 1995; SOARES, 2003, 2010, 2017). In order to answer the objectives proposed in this study and based on the theoretical reference mentioned above, a field research with a qualitative focus was carried out. 12 insertions were made in a classroom at the Child Care Unit - UAC-UFSCar, with children between the ages of 3 and 4, during the second semester of the year 2018. To constitute the corpus of this work, the following data collection instruments were used: observation in locus, registers, filming, photographs and analysis of documents. The data analysis pointed out that the children signified and re-signified the readings based on literacy practices carried out by the teacher, and they had as mediator elements: memory reading, imitation reading, taking as a model those who had read to them, the oral retelling, the image reading and the reading by interpretation and the world reading. It is interesting to point out that the readings also occurred in the representations through games, social roles and drawings.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPráticas de letramentopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectLiteracy practiceseng
dc.subjectReadingeng
dc.titleA criança como leitora, suas representações e significações: práticas de letramento em uma sala de educação infantil na Unidade de Atendimento à Criança – UAC - UFSCarpor
dc.title.alternativeThe child as a reader, its representations and meanings: lettering practices in a child education room at the Child Care Unit - UAC - UFSCAReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zuin, Poliana Bruno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0389350936548546por
dc.description.resumoA presente pesquisa de Mestrado teve como objetivo investigar de quais maneiras a criança da Educação Infantil, da faixa etária entre 3 e 4 anos de idade se constitui como leitora por meio de práticas de letramento vivenciadas durante as rotinas na escola. Os objetivos específicos foram: I. identificar como esse processo ocorre, por meio de práticas de letramento instauradas pela professora da turma, como rodas de leitura e conversa, diálogo com as crianças, contato com os variados gêneros discursivos, projetos e vivências de mundo; II. analisar como elas leem e o que compreendem; III. verificar como a leitura de imagens e o resgate das histórias já lidas são recontadas por elas; IV. averiguar quais as marcas linguísticas são utilizadas por elas na contação dos diferentes gêneros discursivos, e V. investigar quais as ações da docente propriciam o letramento na criança da pequena infância. Nosso referencial teórico fundamenta- se na Filosofia da Linguagem (BAKHTIN, 2003, 2011), Psicologia Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 1982, 1996, 2005, 2009; LURIA, 2000, 2005; LEONTIEV, 2005), Pedagogia Crítico-Libertária (FREIRE, 2005, 2009, 2011) e estudos acerca do Letramento (KLEIMAN, 1995, 2005, 2009; ROJO, 1995; TFOUNI, 1995; SOARES, 2003, 2010, 2017). Procurando responder aos objetivos propostos neste estudo e com base no referencial teórico citado foi realizada uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo. Foram realizadas 12 inserções em uma sala de aula na Unidade de Atendimento à Criança – UAC-UFSCar, com crianças entre os 3 e 4 anos de idade, durante o segundo semestre do ano de 2018. Para constituir-se o corpus do trabalho foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação em lócus, registros, filmagens, fotografias e análise de documentos. A análise dos dados apontou que as crianças pequenas significaram e ressignificaram as leituras a partir de práticas de letramento realizadas pela professora, e tiveram como elementos mediadores: a leitura de memória, a leitura pela imitação, tomando como o modelo daqueles que leram para ela, o reconto oral, a leitura de imagem, a leitura pela interpretação e a leitura de mundo. É interessante frisar que as leituras ocorreram também nas suas representações por meio dos jogos papéis sociais e de seus desenhos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8719958510398247por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution 3.0 Brazil