Show simple item record

dc.contributor.authorTima, Fredcarme
dc.date.accessioned2020-04-08T12:15:46Z
dc.date.available2020-04-08T12:15:46Z
dc.date.issued2020-02-04
dc.identifier.citationTIMA, Fredcarme. Repertório ocupacional de crianças de 4 a 6 anos com atraso no desenvolvimento motor, da linguagem e na habilidade pessoal-social. 2020. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12423.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12423
dc.description.abstractChild development is understood through the acquisition and improvement of various skills that will enable children to perform the typical occupations and activities of this life cycle. If the children have difficulties in acquiring skills corresponding to the age group they are in, it is considering as a developmental delay. Children with developmental delay may have limitations and / or difficulties in achieving these occupations and activities depending on the area (s) with impairment. Being a difficult diagnosis to establish, these children are often categorized as idle among others and do not always receive the help they need to learn how to develop their age skills. For this reason, the objective was to evaluate the occupational repertoire of children from 4 to 6 years old with delayed development of motor coordination, language and personal-social ability. This is a descriptive cross-sectional study with a quantitative approach. The sample consisted of 17 children from 4 to 6 years old regularly enrolled in a Municipal Center of Early Childhood Education in the city of São Carlos, interior of São Paulo, indicated by the teachers for presenting difficulties in performing school tasks. These children were assessed by the Denver II Screening Test for detecting delay or suspected developmental delay and the Paediatric Activity Card Sort (PACS) for checking activity patterns of children categorized into four occupational dimensions - personal care, sports, school / productivity and hobbies and social activities. With the results of the Denver II Screening Test, the development of 10 children was classified as "suspect", as they scored two or more items with "caution" and one item with "delay" and 7 children as "abnormal", one since they scored two or more with “delay”. The gross motor area is the most affected in both groups. On the other hand, the occupational repertoire of children with delay and suspected delay shows many similarities in relation to the activities they perform and the categories in which they perform the most.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtraso no desenvolvimentopor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectRepertório ocupacionalpor
dc.subjectOcupaçãopor
dc.subjectDevelopmental delayeng
dc.subjectChild developmenteng
dc.subjectOccupational repertoireeng
dc.subjectOccupationeng
dc.titleRepertório ocupacional de crianças de 4 a 6 anos com atraso no desenvolvimento motor, da linguagem e na habilidade pessoal-socialpor
dc.title.alternativeOccupational repertoire of children 4 to 6 years old with delay in motor development, language and personal-social skillseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mirela Figueiredo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3660487766535040por
dc.description.resumoO desenvolvimento infantil é compreendido pela aquisição e aprimoramento de diversas habilidades que possibilitarão que as crianças desempenhem as ocupações e atividades cotidianas típicas deste ciclo de vida. Quando as crianças apresentam dificuldades na aquisição das habilidades correspondentes à faixa etária na qual estão, fala-se de atraso no desenvolvimento. As crianças com atraso no desenvolvimento podem ter limitações e/ou dificuldades para a concretização destas ocupações e atividades dependendo da (s) área (s) com comprometimento (s). Por ser um diagnóstico difícil de estabelecer, essas crianças muitas vezes são categorizadas como ociosas e não recebem a ajuda necessária para aprender a desenvolver as habilidades referentes à sua idade. Por esta razão, objetivou-se avaliar o repertório ocupacional de crianças de 4 a 6 anos com atraso no desenvolvimento da coordenação motora, da linguagem e habilidade pessoal-social. Trata-se de um estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 17 crianças de 4 a 6 anos regularmente matriculadas em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, indicadas pelas professoras por apresentarem dificuldades na realização de tarefas escolares. Estas crianças foram avaliadas pelo Teste de Triagem de Denver II para detectação de atrasos ou suspeita de atraso no desenvolvimento e pelo Paediatric Activity Card Sort (PACS) para verificação dos padrões de atividade das crianças categorizados em quatro dimensões ocupacionais o cuidado pessoal, esportes, escola/produtividade e hobbies e atividades sociais. Com os resultados do Teste de Triagem de Denver II, o desenvolvimento de 10 crianças foi classificado como “suspeito”, pois pontuaram dois ou mais itens com “cautela” e um item com “atraso” e de 7 crianças como “anormal”, uma vez que pontuaram dois ou mais com “atraso”. A área motora-grossa revela-se como a mais afetada em ambos grupos. Por outro lado, o repertório ocupacional das crianças com atraso e com suspeita de atraso apresenta muitas similitudes em relação às atividades que realizam e as categorias nas quais apresentam maior desempenho.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOSpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES:88882.426841/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2386000590490916por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil