Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Adriana Costa de
dc.date.accessioned2020-04-22T12:31:30Z
dc.date.available2020-04-22T12:31:30Z
dc.date.issued2020-02-19
dc.identifier.citationSOUZA, Adriana Costa de. Representações de estudantes de uma comunidade ribeirinha sobre a floresta amazônica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12439.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12439
dc.description.abstractThis research aims to identify the representations about the Amazon Forest of the people who live in it, that is, students of the elementary school, looking for relations with their social surroundings and schooling. Thus, the participating school, as it is inserted in the Amazon region, is configured as a favorable place to understand how these students' representations about the Amazon forest are constituted. In a qualitative nature, this investigation is based on (a) the notion of representation from the studies of Hall (1997), immersed in the theoretical field of Cultural Studies; (b) investigation of how the interviewed students learn, through the investigations of Carvalho (2013); and (c) in the phenomenological principles, using the method of analysis described by Giorgi (2010), in order to value the experiences lived by the subjects in the real context in which they live, considering their relationship with him. This research was developed in a municipal school in the city of Manaus, located in a ribeirinha area, on the banks of the Negro River, immersed in a Sustainable Development Reserve (RDS), with the participation of 34 students from the 6th to the 9th grade, of elementary education. To obtain the data, the following instruments were used: collection of pedagogical documents, application of questionnaires and interviews. The data analysis process runs through two moments: contextual and analytical. From this research, it can be concluded that the school, as one of the educational instances, constituting knowledge, can contribute to the emancipation of the riverside peoples, offering an education that respects their diversity. In addition, science education, as a field of knowledge, can take on new structures in favor of demystifying stereotypes, generalizations about the Amazon Forest and its population.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentação culturalpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectFloresta amazônicapor
dc.subjectCultural representationeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectAmazon rainforesteng
dc.titleRepresentações de estudantes de uma comunidade ribeirinha sobre a floresta amazônicapor
dc.title.alternativeRepresentations of students from a ribeirinha community about the amazon foresteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Douglas Verrangia Corrêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699024298055259por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral identificar as representações sobre a Floresta Amazônica das pessoas que nela vivem, isto é, estudantes do ensino fundamental, buscando relações com seu entorno social e escolarização. Assim, a escola participante, por estar inserida na região amazônica, configura-se como lócus propício para se entender como são constituídas as representações desses estudantes sobre a floresta Amazônica. De natureza qualitativa, esta investigação baseia-se na (a) noção de representação a partir dos estudos de Hall (1997), imerso no campo teórico dos Estudos Culturais; na (b) investigação de como ocorre a aprendizagem dos alunos entrevistados, por meio das investigações de Carvalho (2013); e (c) nos princípios fenomenológicos, tendo com o método de análise descrito por Giorgi (2010), com o intuito de valorizar as experiências vivenciadas pelos sujeitos no contexto real em que vivem, considerando sua relação com ele. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal da cidade de Manaus, localizada em área ribeirinha, às margens do Rio Negro, imersa em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), contando com a participação de 34 estudantes do 6° ao 9° ano, do ensino fundamental. Para obtenção dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: coleta de documentos pedagógicos, aplicação de questionários e entrevistas. O processo de análise dos dados perpassa por dois momentos: contextual e analítico. A partir desta pesquisa, pode-se concluir que a escola, como uma das instâncias educativas, constituidora de conhecimento, pode contribuir na emancipação dos povos ribeirinhos, oferecendo uma educação que respeite sua diversidade. Além disso, o ensino de Ciências, como campo de conhecimento, pode assumir novas estruturas em prol da desmistificação estereótipos, generalizações acerca da Floresta Amazônica e sua população.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.426336/2019 - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2259147322304589por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil