Show simple item record

dc.contributor.authorChagas, Anderson Moisés Barbosa Souza
dc.date.accessioned2020-04-29T12:05:11Z
dc.date.available2020-04-29T12:05:11Z
dc.date.issued2020-02-27
dc.identifier.citationCHAGAS, Anderson Moisés Barbosa Souza. Ensino coletivo de violão em um assentamento do movimento dos trabalhadores rurais sem terra. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12665.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12665
dc.description.abstractThe present work proposes an investigation on educational processes arising from the social practice of collective guitar teaching in a Landless Workers' Movement - MST, located in the city of Serra Azul - SP. We understand that educational processes are inherent to, and at the same time, social practices. In this context, and with the perspective that many learnings can arise from the coexistence between the participants, we will seek to answer the research questions related to: what are the educational processes arising from the social practice of collective guitar teaching in the MST Settlement? How can these processes become a potential for teaching and learning? To this end, as an objective I sought to identify, describe and understand the possible educational processes arising from collective guitar teaching. The search for results took place through the participatory research methodology, in which the data collection started from an insertion in the time space of the classes, during the performance of daily activities. As a memory resource, field diaries were used during the data collection and insertion period. We believe that research can contribute to the production and construction of knowledge related to music education, social practices and educational processes, as it has evidenced educational processes related to: learning from each other; autonomy and protagonism. The analysis of the aforementioned educational processes contributed to the understanding of the importance of developing a humanizing educational praxis, in the most diverse work environments that a musical educator may be inserted in.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessos educativospor
dc.subjectEnsino coletivo de violãopor
dc.subjectMovimento dos trabalhadores rurais sem terra – MSTpor
dc.subjectEducational processeseng
dc.subjectCollective guitar teachingeng
dc.subjectLandless workers' movement – MSTeng
dc.titleEnsino coletivo de violão em um assentamento do movimento dos trabalhadores rurais sem terrapor
dc.title.alternativeCollective guitar teaching in a landless workers' movementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Joly, Ilza Zenker Leme
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5569335876343450por
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma investigação sobre processos educativos oriundos da prática social do ensino coletivo de violão em um Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, situado na cidade de Serra Azul – SP. Entendemos que processos educativos são inerentes a práticas sociais, e, ao mesmo tempo, decorrentes destas. Neste contexto, e com a perspectiva de que muitas aprendizagens podem brotar da convivência entre os/as participantes, buscaremos responder as questões de pesquisa relacionadas a: quais são os processos educativos oriundos da prática social do ensino coletivo de violão no Assentamento MST? De que forma esses processos podem se transformar em um potencializador para o ensino e aprendizagem? Para tal, como objetivo, busquei identificar, descrever e compreender os possíveis processos educativos oriundos do ensino coletivo de violão. A busca pelos resultados se deu através da metodologia de pesquisa participante, em que a coleta de dados partiu de uma inserção no espaço tempo das aulas, durante a realização das atividades cotidianas. Como recurso de memória foi utilizada a confecção de diários de campo durante o período de coleta de dados e inserção. Consideramos que a pesquisa pode contribuir para a produção e construção de conhecimentos ligados à educação musical, práticas sociais e processos educativos, pois evidenciou processos educativos relacionados a aprender uns com os outros, autonomia e protagonismo. A análise dos referidos processos educativos contribuiu para o entendimento da importância do desenvolvimento de uma práxis educativa humanizadora, nos mais diversos ambientes de trabalho que um educador/a musical pode estar inserido.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9078893103305684por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil