Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilvestre, Vanessa Souto
dc.date.accessioned2020-05-04T12:14:46Z
dc.date.available2020-05-04T12:14:46Z
dc.date.issued2020-02-17
dc.identifier.citationSILVESTRE, Vanessa Souto. A formação de formadores em pauta: um olhar para a produção do programa de mestrado profissional em Educação da PUC-SP.. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12675.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12675
dc.description.abstractThis research, linked to the PPGEd of UFSCar - Sorocaba campus, developed with the support of the Center for Studies and Research on Educational Narratives, Training and Teaching Work (NEPEN), has the general objective of developing a descriptive analytical study with the perspective of identifying which are the themes presented as an object of research by the master students of the Postgraduate Studies in Education Program: Training of Trainers (Formep) at PUC-SP. Based on the final works produced in this program, we seek to answer the following research question: What does the research carried out at Formep on the training of trainers show us? The research has as a methodological path the State of the Art, with theoretical support in Romanowski and Ens (2006) and Megid Neto and Carvalho (2018). The corpus of analysis consists of 116 final works defended between the years 2015 to 2018 in the research line mentioned above. To speak of the trainer, the theoretical support is based on Imbernón (2010), Prada (2007), Vaillant (s / d) and Marcelo García (1999a). As a result, the theoretical references that most appeared in the final works, in quantitative terms, were: Francisco Imbernón, Marcelo García, António Nóvoa and Maurice Tardif. Regarding the researched theme, it is quite diversified, with emphasis on coordination, pedagogy, training, continuing education and teaching, which were quite recurrent terms in the works.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de formadorespor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectFormep PUCpor
dc.subjectTraining of trainerspor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.titleA formação de formadores em pauta: um olhar para a produção do programa de mestrado profissional em Educação da PUC-SP.por
dc.title.alternativeTraining of trainers in pauta: a look at the production of the professional master's program in Education at PUC-SP.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746628149674449por
dc.description.resumoEsta pesquisa, vinculada ao PPGEd da UFSCar – campus Sorocaba, desenvolvida com apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN), tem por objetivo geral desenvolver um estudo analítico descritivo com a perspectiva de identificar quais são as temáticas apresentadas como objeto de investigação pelos mestrandos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores (Formep) da PUC-SP. A partir dos trabalhos finais produzidos neste programa, busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: O que nos evidenciam as pesquisas desenvolvidas no Formep sobre a formação de formadores? A pesquisa tem como percurso metodológico o Estado da Arte, com amparo teórico em Romanowski e Ens (2006) e Megid Neto e Carvalho (2018). O corpus de análise são 116 trabalhos finais defendidos entre os anos de 2015 a 2018 na linha de pesquisa acima citada. Para falarmos do formador, o aporte teórico se apoia em Imbernón (2010), Prada (2007), Vaillant (s/d) e Marcelo García (1999a). Como resultados, os referenciais teóricos que mais apareceram nos trabalhos finais, em termos quantitativos, foram: Francisco Imbernón, Marcelo García, António Nóvoa e Maurice Tardif. Em relação à temática pesquisada, é bastante diversificada, com destaque para coordenação, pedagógica, formação, continuada e ensino que foram termos bastante recorrentes nos trabalhos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0254742694334496por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil