Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Gledinélio Silva
dc.date.accessioned2020-05-22T21:04:16Z
dc.date.available2020-05-22T21:04:16Z
dc.date.issued2020-03-19
dc.identifier.citationSANTOS, Gledinélio Silva. A primazia da arte na fundamentação ontológica em Alegria Breve, de Vergílio Ferreira. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12784.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12784
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyze the establishment of Art as essential element in Vergílio Ferreira’s ontological grounding, electing the novel Alegria Breve (1965) as central object. It implies not only understanding such Portuguese author’s ontological dimension, his proximity and distance from some existentialist philosophers; but also reviewing his passage and rupture with Neo-realism, adhesion to some of the Nouveau Roman proposals and, above all, analyzing some aspects of the aesthetics of his novelistic project. The intertextual proposal between music and literature done in this research aims to exemplify how Art relates to the inquiries made by Vergílio Ferreira about the drama of human existence, as leitmotiv in his novelistic work. In this perspective, I intend to demonstrate how Music and Literature are inserted both in Vergílio Ferreira’s creative process and in the composition of Alegria Breve, as narrative elements. In order to do so, I am going to discuss the issues regarding experience and aesthetic feeling, as well as order and disorder, aiming to evidence how the artwork participates in the constitutional process of being, that is, its ontological character.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtepor
dc.subjectSentimento estéticopor
dc.subjectConhecimento de sipor
dc.subjectOntologiapor
dc.subjectVergílio Ferreirapor
dc.subjectArteng
dc.subjectAesthetic feelingeng
dc.subjectSelf-Knowledgeeng
dc.subjectOntologyeng
dc.titleA primazia da arte na fundamentação ontológica em Alegria Breve, de Vergílio Ferreirapor
dc.title.alternativeThe primacy of art on the ontological grounding in Alegria Breve, by Vergílio Ferreiraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Valentim, Jorge Vicente
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4427303771174064por
dc.description.resumoA presente dissertação busca analisar o estabelecimento da Arte como elemento essencial na fundamentação ontológica de Vergílio Ferreira, elegendo como objeto central o romance Alegria Breve (1965). Isto implica não apenas compreender a dimensão ontológica do autor português em questão, sua aproximação e distanciamento de alguns filósofos existencialistas; como também rever sua passagem e ruptura com Neorrealismo, adesão a algumas propostas do Nouveau Roman e, sobretudo, analisar alguns pontos da estética do seu projeto romanesco. A proposta de leitura intertextual entre música e literatura feita nessa pesquisa tem por objetivo exemplificar como a Arte se relaciona com as indagações feitas por Vergílio Ferreira sobre o drama da existência humana, enquanto leitmotiv em seu ofício romanesco. Nessa perspectiva, pretendo demonstrar como a música e a literatura estão inseridas tanto no processo criativo de Vergílio Ferreira, quanto na composição de Alegria Breve, enquanto elementos narrativos. Para tanto, discutirei as questões pertinentes à experiência e ao sentimento estético, assim como à ordem e à desordem, a fim de evidenciar de que modo a obra de arte participa no processo constitucional do ser, ou seja, seu caráter ontológico.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.426937/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4817151560311034por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil