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dc.contributor.authorKawase, Eduarda Megumi
dc.date.accessioned2020-05-28T16:52:22Z
dc.date.available2020-05-28T16:52:22Z
dc.date.issued2020-02-27
dc.identifier.citationKAWASE, Eduarda Megumi. Revisão sistemática sobre produção de vídeos na escola para alunos surdos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12846.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12846
dc.description.abstractWith more signs inscribed in the visuality and the disposition of the deaf, the learning process can be more accessible. Thus, in addition to privileging sign language, there is a need to privilege the use of instruments that are constituted in and by visuality, thus emphasizing video as an important medium to be used in the education of the deaf. In this research we asked about the existence of video productions in the school context of deaf students, so this research aimed to investigate dissertations and theses that presented the theme “video production in school for deaf students”, in electronic databases, in the period from 2005 to 2019. From the specific objectives, we sought to characterize the circumscribed dissertations on the theme “video production at school for deaf students” and describe and analyze how these video productions presented in the dissertations deal with deaf students' learning and concept formation based on the historical-cultural theoretical and visuality. The results showed that video production at school for deaf students has been taking place in some realities. From the video productions presented in the works, we note on the one hand the use of video as an instrument that accompanies the activities of deaf students and on the other as a medium that provides learning. With the study we have evidenced that the video productions present contributions to the education of the deaf and that in relation to the aid in the formation of scientific concepts, this develops when students are involved in the video production process, in this type of proposal students actively participate of activity, which favors interaction with peers and with the subject studied, as well as narrating and recording in the first language, which enables the organization of thought through sign language.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEducação bilíngue para surdospor
dc.subjectVisualidadepor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectRevisão sistemáticapor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectBilingual education for deafeng
dc.subjectVisualityeng
dc.subjectVideoeng
dc.subjectSystematic revieweng
dc.titleRevisão sistemática sobre produção de vídeos na escola para alunos surdospor
dc.title.alternativeSystematic review on video production in school for deaf studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Lara Ferreira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312070448044165por
dc.description.resumoCom mais signos inscritos na visualidade e a disposição do surdo, mais acessível pode ser o processo de aprendizagem. Assim, além de privilegiar a língua de sinais, existe a necessidade de privilegiar o uso de instrumentos que se constituam na e pela visualidade, dessa maneira ressaltamos o vídeo como importante meio a ser utilizado na educação dos surdos. Nessa pesquisa indagamos sobre a existência de produções de vídeos no contexto escolar dos alunos surdos, assim essa pesquisa teve como objetivo investigar dissertações e teses que apresentassem o tema “produção de vídeo na escola para alunos surdos”, em bases de dados eletrônicas, no período de 2005 a 2019. A partir dos objetivos específicos, buscou-se caracterizar as dissertações circunscritas no tema “produção de vídeos na escola para alunos surdos” e descrever e analisar como essas produções de vídeos apresentados nas dissertações tratam a aprendizagem e a formação de conceitos dos alunos surdos com base no referencial teórico histórico-cultural e da visualidade. Os resultados mostraram que a produção de vídeo na escola para alunos surdos vem ocorrendo em algumas realidades. A partir das produções de vídeos apresentadas nos trabalhos, notamos por um lado o uso do vídeo como instrumento que acompanha as atividades dos alunos surdos e do outro como meio que proporciona a aprendizagem. Evidenciamos com o estudo que as produções de vídeos apresentam contribuições à educação dos surdos e que em relação ao auxílio na formação de conceitos científicos, este se desenvolve quando os alunos estão envolvidos no processo de produção dos vídeos, nesse tipo de proposta os alunos participam ativamente da atividade, o que favorece a interação com os pares e com o assunto estudado, bem como o narrar e o registro na primeira língua que possibilita a organização do pensamento através da língua de sinais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4451645798465778por


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