Show simple item record

dc.contributor.authorDanelon, Leonardo
dc.date.accessioned2020-05-29T19:20:07Z
dc.date.available2020-05-29T19:20:07Z
dc.date.issued2020-03-13
dc.identifier.citationDANELON, Leonardo. Custos de transação e colaboração entre agentes públicos e setor privado sob a ótica das construtoras no Programa Minha Casa Minha Vida em municípios paulistas. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12855.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12855
dc.description.abstractThere are a variety of studies discussing the issue of production costs in the housing construction sector. However, as a product that usually envolves coletive interests, there are a set of stages of approvals with the public sector that should be considered as costs. As an example, longer approval periods caused by public sector may interfere in the internal rate of return (IRR) of the project (which may render them unfeasible), exposing a typical situation that generates transaction cost for the operation. As a result, this thesis proposes to dimension the main triggers of transaction costs present in the flow of approvals of construction companies' projects with the public bureaucracy, under the perspective of construction companies. The attributes of the transaction costs proposed by Oliver Williamson were adopted as a theoretical framework: the asset specificity, uncertainty (via the concepts of adverse selection and moral hazard) and frequency. Due to its social function and importance regarding the use of public resources, it was opted for the analysis of these attributes in the project approval relationships for the Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV, 1 - FAR). The research is also completed with some elements of the collaborative production chain methodology for verify how jointly articulated are the actions of the government and private sector in these ventures. The project approval process was mapped to create a research that would cross each step of the approval process with each attribute of the transaction, in such a way to dimension them and identify the most critical points and their causes. It was observed - within the adopted methodology, for the observed aspects and in the evaluated enterprises - that the MCMV stimulated some articulation and coordination of actions from different state spheres (municipalities, state and Union), as well as promoting collaboration between municipalities and construction companies in favor of a common goal. From the point of view of transaction costs, the financial agent (intermediary between the FAR and construction companies) came to assume the greatest relevance due to the moral hazard associated with delays in the transfer of resources to the construction companies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma Minha Casa Minha Vida (Brasil)por
dc.subjectAtributospor
dc.subjectTransaçãopor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectConstrutoraspor
dc.subjectPoder públicopor
dc.titleCustos de transação e colaboração entre agentes públicos e setor privado sob a ótica das construtoras no Programa Minha Casa Minha Vida em municípios paulistaspor
dc.title.alternativeTransaction costs and collaboration envolving public agents and private sector under construction companies for My House My Life Program in selected cityes of the state of São Pauloeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Paulillo, Luiz Fernando de Oriani e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9919942357089937por
dc.description.resumoMuito se discute em meio ao setor da construção para fins de habitação a questão dos custos de produção. Porém, dadas às características inerentes aos negócios da construção que envolvem o interesse coletivo, há um conjunto de etapas de aprovações junto ao setor público e agente financeiro que devem ser consideradas. Por exemplo, prazos maiores de aprovações interferem na taxa de retorno financeiro dos projetos (podendo inviabilizá-los) e na própria angústia de clientes, que se veem prejudicados com atrasos na entrega do bem imóvel – uma típica situação que gera custo de transação para a operação. Em razão disso, esta tese se propõe a dimensionar os principais gatilhos de custos de transação presentes no fluxo de aprovações de projetos das construtoras com a burocracia pública e agente financeiro, sob a ótica das construtoras. Para esse dimensionamento, serão utilizados como referencial teórico os atributos da transação propostos por Oliver Williamson, quais sejam: as especificidades dos ativos, a incerteza (via conceitos de seleção adversa e risco moral) e frequência. Como recorte, em virtude de sua função social e importância quanto à utilização de recursos públicos, optou-se pela análise desses atributos nas relações de aprovações de projetos para o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), faixa 1, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A fim de agregar dados e complementar a pesquisa, utiliza-se ainda de elementos da metodologia da cadeia de produção colaborativa para verificar o quanto articuladas conjuntamente são as ações do poder público e agente privado nesses empreendimentos. O processo de aprovação de projetos foi mapeado para que fosse criado um questionário para a pesquisa de campo que cruzasse cada etapa do processo de aprovação com cada atributo da transação, de tal forma a dimensiona-los e identificar os pontos mais críticos e suas causas. Observou-se - dentro da metodologia adotada, para os aspectos observados e nos empreendimentos avaliados - que o MCMC estimulou alguma articulação e coordenação de ações de diferentes esferas estatais (municípios, estado e União), bem como promoveu a colaboração entre municípios e construtoras em prol de um objetivo comum. Do ponto de vista de custos de transação nos empreendimentos, a especificidade humana destacou-se como relevante para a grande maioria das etapas do processo de aprovações e o agente financeiro (intermediário entre o FAR e construtoras) veio a assumir a maior relevância em razão do risco moral associado ao atraso no repasse de recursos às construtoras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIALpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5972083655911627por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil