Show simple item record

dc.contributor.authorGuerreiro, Luis Gustavo Jayme
dc.date.accessioned2020-06-01T12:13:46Z
dc.date.available2020-06-01T12:13:46Z
dc.date.issued2020-03-16
dc.identifier.citationGUERREIRO, Luis Gustavo Jayme. O desenvolvimento de um laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm utilizando o GeoGebra. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12862.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12862
dc.description.abstractWith the potential of using Information and Communication Technologies (TIC) in Physics Education, it was decided to develop a Virtual Learning Laboratory (LVA) using the GeoGebra software and five application scripts in order to provide opportunities for the study of the 1ª Law Ohm's and resistor associations in high school (EM). In addition to the development of LVA and the application scripts of the same, this work also sought to analyze the benefits and strategies for using LVA. support of a theoretical framework it was decided to guide the applications in David Ausubel's theory of Significant and prove that the LVA applied correctly and with the students' pre-disposition this tool can be potentially significant. The results obtained here were of qualitative analysis and refer to the teacher's perceptions during the applications when compared with his previous experiences of teaching the 1st Ohm's Law prior to teaching associations without using the Virtual Learning Laboratorypor
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subject1ª Lei de Ohmpor
dc.subjectLaboratório Virtual de Aprendizagempor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectAssociação de Resistorespor
dc.subjectResistors Associationpor
dc.subjectVirtual Learning Laboratorypor
dc.subjectInformation and Communication Technologiespor
dc.subject1st Law of Ohmpor
dc.titleO desenvolvimento de um laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm utilizando o GeoGebrapor
dc.title.alternativeThe development of a virtual laboratory for teaching the 1st Ohm's law using GeoGebrapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Soares, Antonio Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8093480629202515por
dc.description.resumoCom as potencialidades da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Física resolveu-se elaborar um Laboratório Virtual de Aprendizagem (LVA) utilizando o software GeoGebra e cinco roteiros de aplicação no intuito de oportunizar o estudo da 1ª Lei de Ohm e as associações de resistores no Ensino Médio (EM). Além do desenvolvimento do LVA e dos roteiros de aplicação do mesmo, este trabalho também buscou analisar os benefícios e as estratégias para utilização do LVA. Apenas como suporte de um referencial teórico optou-se por nortear as aplicações na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e comprovar que o LVA aplicado de modo correto e com a pré-disposição dos estudantes, esta ferramenta pode ser potencialmente significativa. Os resultados aqui obtidos foram de análise qualitativa e remetem às percepções do professor durante as aplicações quando comparadas com suas experiências prévias de ensinar a 1ª Lei de Ohm e as associações de resistores sem a utilização do Laboratório Virtual de Aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7605744386038049por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil