Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRibeiro, Lucas Antônio
dc.date.accessioned2020-06-18T14:52:36Z
dc.date.available2020-06-18T14:52:36Z
dc.date.issued2019-06-28
dc.identifier.citationRIBEIRO, Lucas Antônio. A educação dos surdos no Brasil: pesquisa histórica e constatações em um contexto específico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12921.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12921
dc.description.abstractLa presente investigación de graduación buscó averiguar cómo se da el proceso educativo de los sordos en Brasil a lo largo de la historia. Para hacerla, se desarrollaron las siguientes etapas: (1) Caracterización del sujeto sordo y su especificidad, la individualidad, la lengua y la cultura de los sordos; (2) Elaboración de un panorama histórico de la educación de sordos en Brasil, a través de investigación bibliográfica y documental (leyes y documentos oficiales); (3) Entrevistas con personas que forman parte de la comunidad sorda; para (4) Contrastar las experiencias de los individuos entrevistados con el levantamiento teórico y bibliográfico. Así, esta investigación es de base documental y toma en consideración el desarrollo y análisis de teorías, datos históricos y experienciales de la educación sorda.spa
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectPortuguês como segunda línguapor
dc.titleA educação dos surdos no Brasil: pesquisa histórica e constatações em um contexto específicopor
dc.title.alternativeLa educación de sordos en Brasil: investigación histórica y constataciones en un contexto específicospa
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Yokota, Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9230517686993400por
dc.description.resumoO objetivo da presente pesquisa de graduação é averiguar como tem sido a educação dos surdos no Brasil. Para tanto, foram desenvolvidas as seguintes etapas: (1) Caracterização do sujeito surdo e suas especificidades quanto à surdez, a individualidade, a língua e a cultura surdas; (2) Elaboração de um panorama histórico da educação de surdos no Brasil, através de pesquisa bibliográfica e documental (leis e documentos oficiais); (3) Entrevistas com pessoas que fazem parte da comunidade surda; para (4) Contrastar as experiências dos indivíduos entrevistados com o levantamento teórico e bibliográfico. Assim sendo, essa pesquisa é de base documental e leva em consideração o desenvolvimento e análise de teorias, dados históricos e experienciais da educação surda.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2261773537600403por
dc.publisher.courseLetras - Espanhol - LLEpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil