dc.contributor.author | Bogni, Mariana Fernanda Braga | |
dc.date.accessioned | 2020-06-19T19:54:07Z | |
dc.date.available | 2020-06-19T19:54:07Z | |
dc.date.issued | 2020-03-31 | |
dc.identifier.citation | BOGNI, Mariana Fernanda Braga. Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro. 2020. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12939. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12939 | |
dc.description.abstract | The Brazilian population has aged and demanded changes in product designs and
communication processes between companies and their mature consumers. To improve
such processes, product development and marketing professionals seek to understand
the biological and psychic changes related to aging. Vitamin Supplements related to
human aging are currently a relevant category for the pharmaceutical sector and their
advertisements are directed to a significant portion of the elderly. Considering the
relationships between companies in the sector and the growing Brazilian senior public,
and the small number of national studies that address marketing communication, this
paper aims to investigate how communication is established between companies and
mature consumers in the advertising of vitamin suplements. The method, documentary
and qualitative, is based on the analysis of texts and images of digital advertising
materials. The results indicate different communication strategies and a diversity of
conceptions related to aging issues, such as intergenerationality and the attenuation of
the relations between chronological age and aging. It is concluded that communication
is established from the valuation of healthy old age, care, well being and the avoidance
of complex issues related to stereotypes. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Marketing para Idosos | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Gerontologia | por |
dc.subject | Propaganda | por |
dc.subject | Suplementos vitamínicos | por |
dc.subject | Senior marketing | eng |
dc.subject | Communication | eng |
dc.subject | Gerontology | eng |
dc.subject | Advertising | eng |
dc.subject | Vitamin supplements | eng |
dc.title | Comunicação e envelhecimento: um estudo sobre as propagandas de suplementos vitamínicos direcionadas ao consumidor maduro | por |
dc.title.alternative | Communication and aging: a study on the advertisements for vitamin supplements to the mature consumer | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Zanon, Celeste José | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9117512651101224 | por |
dc.description.resumo | A população brasileira tem envelhecido e demandado alterações nos projetos de
produtos e nos processos de comunicação entre as empresas e seus consumidores
maduros. Para melhorar tais processos, profissionais de desenvolvimento de produtos e
de marketing procuram compreender as mudanças biológicas e psíquicas relativas ao
envelhecer. Os suplementos vitamínicos relacionados ao envelhecimento humano são
atualmente uma categoria relevante ao setor farmacêutico e suas promoções e
propagandas são direcionadas a uma parcela significativa de idosos. Considerando as
relações entre empresas do setor e o crescente público sênior brasileiro, e o pequeno
número de estudos nacionais que abordam a comunicação mercadológica, este trabalho
objetiva pesquisar como a comunicação entre empresas e os consumidores maduros nas
propagandas de suplementos vitamínicos é estabelecida. O método, documental e
qualitativo, fundamenta-se na análise de textos e imagens de materiais publicitários
digitais. Os resultados indicam diferentes estratégias de comunicação e uma diversidade
de concepções relativas às questões do envelhecimento, tais como a
intergeracionalidade e a atenuação das relações entre idade cronológica e
envelhecimento. Conclui-se que a comunicação se estabelece a partir da valorização da
velhice saudável, do cuidado, do bem-estar e da esquiva de questões complexas
relativas às estereotipias. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gerontologia - PPGGero | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3100709272656112 | por |