Show simple item record

dc.contributor.authorCâmara, Ramon Mattos
dc.date.accessioned2020-07-20T23:24:03Z
dc.date.available2020-07-20T23:24:03Z
dc.date.issued2020-05-22
dc.identifier.citationCÂMARA, Ramon Mattos. Estudo de caso: o sindicato formando o professor. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13061.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13061
dc.description.abstractThis paper has, as goal, to analyze, discuss and investigate the contributions of the syndicate in the teachers’ political formation; it compounds the professional development of teachers from the Elementary Education, acting in the state’s networking in São Paulo, in the city of São Carlos. In order to achieve this goal, two instruments to collect data were used: theorical upbringing about the politics and its consequences towards education; documental analysis about the syndicate that the teachers are part of; and semi-structured interviews with the state’s representant from the same syndicate. With the data obtained, we were able to identify that the policy has two dimensions: the first is about the society’s organizational dimension and the second is about the attribution of value in inter-personal relations. The teachers’ political conscience is imperative so that the syndicate might develop its work, thus, also, it is important to be sure about the approximation that the education has with the politics and its consequences in society. The data from the field search indicate that the syndicate acts with political formation proposes to the political formation from a non-formal-intentionally-structured education with meetings and debates in the entity, as much as in different syndicate’s actions that provoke the teachers regarding the education’s social situation. The contributions of these forming actions may help, not only the commitment in the social movements’ mobilizations, but also to comprehend the politics about the teaching profession, about the possibilities of social change and, besides, to contribute in the students’ formation to be citizens.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectProfissão docentepor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectSindicatopor
dc.subjectTeaching formationeng
dc.subjectTeaching professioneng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subjectPoliticseng
dc.subjectSyndicateeng
dc.titleEstudo de caso: o sindicato formando o professorpor
dc.title.alternativeCase study: the sindicance forming the teachereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Campos, Douglas Aparecido de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847352503840983por
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objetivo analisar, discutir e investigar a contribuição do sindicato para a formação política docente compondo o desenvolvimento profissional de professores efetivos da Educação Básica, atuantes na rede estadual de São Paulo, município de São Carlos. Para atender esse objetivo, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: levantamento teórico sobre a política e seus desdobramentos na educação; análise documental sobre o sindicato em que os professores estão vinculados; e entrevista semiestruturada com o representante estadual do mesmo sindicato. Com os dados obtidos identificamos que a política tem duas dimensões: a primeira se refere à dimensão organizativa da sociedade e a segunda é sobre a atribuição de valores nas relações interpessoais. A conscientização política dos professores é essencial para que o sindicato possa desenvolver o seu trabalho, como também é importante para ter clareza sobre a aproximação que a educação tem com a política e seus desdobramentos na sociedade. Os dados da pesquisa de campo apontam que o sindicato atua com propostas para a formação política a partir de uma educação não formal intencionalmente estruturada com reuniões e debates na entidade, como também nas diferentes ações sindicais que provocam e alertam os professores sobre a situação social da educação. As contribuições dessas atuações formativas podem auxiliar não apenas o engajamento nas mobilizações e movimentos sociais, mas também para a compreensão política sobre a profissão docente, sobre as possibilidades de mudança social, além de contribuir para a formação dos alunos para a cidadania.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3894619429327661por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil