Mostrar el registro sencillo del ítem
Motivações para o estudo do piano
dc.contributor.author | Oliveira, Leonardo Daniel de | |
dc.date.accessioned | 2020-07-24T22:44:08Z | |
dc.date.available | 2020-07-24T22:44:08Z | |
dc.date.issued | 2016-12-14 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Leonardo Daniel de. Motivações para o estudo do piano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13073. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13073 | |
dc.description.abstract | The present work was born out of a concern of the author, as a student of the Pedagogy course and Education professional, about what would be the factors and the motivations that influence people when deciding which musical instrument to choose as a learning medium and cultural development. In order to investigate this subject, a qualitative and bibliographic study with field study was carried out. The main authors of the text are Santos (2006), Blacking (2007) and Vannucchi (2011) on the concept of culture; Pinto (2004) and Mateiro (2007) on the musical context in general; Amato (2007), Borges (2010) and Albuquerque (2011) support the development of the analysis of the various aspects of piano study in Brazil. The field investigation was done at the Municipal Conservatory Maestro Henrique Castellari, in the city of Salto, State of São Paulo, through questionnaires answered by seven students. The work is divided into four chapters. The first is the Memorial, in which the author approaches his musical experiences since childhood. The second chapter presents the theoretical framework. The third chapter describes the methodology and the fourth presents the data analysis. The results point to multiple influences in the choice of instrument, revealing that the piano is considered a complete instrument, with many possibilities, and that influences in a positive way the character, the personal formation and the musical preferences of the students. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Musical | por |
dc.subject | Musical education | por |
dc.subject | Estudo do piano | por |
dc.subject | Piano Studying | por |
dc.subject | Música e Cultura | por |
dc.subject | Music and Culture | por |
dc.title | Motivações para o estudo do piano | por |
dc.title.alternative | Motivations for piano studying | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho nasceu de uma inquietação do autor, enquanto estudante do curso de Pedagogia e profissional da Educação, sobre quais seriam os fatores e as motivações que influenciam pessoas no momento de decisão sobre qual instrumento musical escolhem como meio de aprendizado e desenvolvimento cultural. A fim de investigar este tema foi realizado um estudo de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico com estudo de campo. Os principais autores que fundamentam o texto são: Santos (2006), Blacking (2007) e Vannucchi (2011) a respeito do conceito de cultura; Pinto (2004) e Mateiro (2007) sobre o contexto musical de forma geral; Amato (2007), Borges (2010) e Albuquerque (2011) fundamentam o desenvolvimento da análise dos diversos aspectos do estudo de piano no Brasil. A investigação de campo foi feita no Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari, na cidade de Salto, Estado de São Paulo, por meio de questionários respondidos por sete estudantes. O trabalho está dividido em quatro capítulos. O primeiro é o Memorial, no qual o autor aborda suas experiências musicais desde a infância. O segundo capítulo apresenta o quadro teórico. O capítulo terceiro descreve a metodologia e o quarto apresenta a análise dos dados. Os resultados apontam para múltiplas influências na escolha do instrumento, revelam que o piano é considerado um instrumento completo, com muitas possibilidades, e que influencia de forma positiva o caráter, a formação pessoal e as preferências musicais dos estudantes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9021807629696227 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |