Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Vívian Parreira da
dc.date.accessioned2020-09-01T19:08:13Z
dc.date.available2020-09-01T19:08:13Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.citationSILVA, Vívian Parreira da. Jongo na escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciais. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13202.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13202
dc.description.abstractWe believe that doing science and building knowledge is also a way of fighting oppression, assimilation, epistemicide, interdiction and against the impediments suffered by men and women for wanting to exist with their diversities.The jongo is the centrality of this work. We will enter the circle to propose as a thesis the jongueira education that displaces epistemic centralities fixed in the colonial bases of racism. Therefore, it is a humanizing, liberating education, that recreates existences and possibilities. The jongo is the impulse that invites us to live education as an enchantment and challenge together with the children and the teacher who collaborated with this research. This study aimed to understand how the educational processes resulting from a jongo intervention, carried out in a school in the city of São Carlos with children aged six and seven in the second year class, contribute to making the implementation of law 10.639/03 (Brasil, 2003). It is a qualitative research, as a methodological path we chose the systematization of experiences, which allows the exchange and sharing of knowledge from the critical interpretation of the intervention or educational practice. Each step of this methodological procedure consists of elements that help us to conduct the systematization process. Data collection was carried out between the months of August and December 2018 and was recorded in field diaries, audios and videos. In the data analysis, the following thematic categories emerged: Knowing, receiving and sharing: knowledge lived as an anti-racist struggle; Corporeality and Belonging: the body as a port, space and time for learning; Affection and School: researching with children and building knowledge in living together; Time to learn and teach. The educational processes experienced with the children and the teacher were based on sharing, affection, collaboration, and the recognition of the potential of jongo as an anti-racist pedagogy. In this way, these educational processes, in the experience of the jongo, proved to be powerful methodological paths for the implementation of Law 10.639 / 03. We affirm the jongueira education as an education that promotes life, presence and enchantment, which, versed in the crossing of knowledge and in dialogue with the school, gives us the basis for exercising different explanatory principles of the world based on the pluriversality of knowledge.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessos educativospor
dc.subjectJongopor
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispor
dc.subjectAfricanidadespor
dc.subjectEducational processeseng
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationseng
dc.subjectAfricanitieseng
dc.titleJongo na escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciaispor
dc.title.alternativeJongo en la escuela: contribuciones ay en la educación de las relaciones étnico-raciales.spa
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Montrone, Aida Victoria Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011731777978672por
dc.description.resumoAcreditamos que fazer ciência e construir conhecimento é também uma forma de lutar contra opressões, assimilações, epistemicídios, interdições e contra os impedimentos sofridos por homens e mulheres por quererem existir com suas diversidades. O jongo é a centralidade deste trabalho. Entraremos na roda para propor como tese a educação jongueira que desloca centralidades epistêmicas fincadas nas bases coloniais do racismo. Portanto, trata-se de uma educação humanizadora, libertadora, re-criadora de existências e de possibilidades. O jongo é o impulso que nos convida a viver a educação como encante e desafio junto com as crianças e com a professora que colaboraram com esta pesquisa. O presente estudo teve como objetivo compreender como os processos educativos decorrentes de uma intervenção de jongo, realizada em uma escola da cidade de São Carlos com crianças de seis e sete anos da turma do segundo ano, contribuem para a viabilizar a implementação da lei 10.639/03 (Brasil, 2003). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como caminho metodológico escolhemos a sistematização de experiências, que permite a troca e o compartilhamento de conhecimentos a partir da interpretação crítica da intervenção ou da prática educativa. Cada passo deste procedimento metodológico é constituído por elementos que nos ajudam a conduzir o processo de sistematização. A coleta de dados foi realizada entre os meses de agosto e dezembro de 2018 e foram registrados em diários de campo, áudios e vídeos. Na análise dos dados emergiram as seguintes categorias temáticas: Conhecer, receber e compartilhar: o conhecimento vivido como luta antirracista; Corporeidade e Pertencimento: o corpo como porto, espaço e tempo de aprendizagens; Afeto e Escola: pesquisar com crianças e construir conhecimentos no convívio; Tempo de aprender e ensinar. Os processos educativos vivenciados com as crianças e com a professora se fundamentaram na partilha, no afeto, na colaboração, e no reconhecimento das potencialidades do jongo como pedagogia antirracista. Deste modo, estes processos educativos, na experiência do jongo, se mostraram como caminhos metodológicos potentes para a implementação da Lei 10.639/03. Afirmamos a educação jongueira como educação promotora de vida, de presença e de encantamento, que versada no cruzo de saberes e em diálogo com a escola nos dá fundamento para exercermos diferentes princípios explicativos de mundo fundamentadas na pluriversalidade de saberes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2256406458141462por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil