Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Wander Pinto de
dc.date.accessioned2020-09-02T16:32:01Z
dc.date.available2020-09-02T16:32:01Z
dc.date.issued2020-06-30
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Wander Pinto de. Educação ambiental crítica e teoria crítica: uma análise das práticas educativas de pesquisa-ação à luz da categoria práxis transformadora. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13207.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13207
dc.description.abstractCritical environmental education is currently understood as a perspective that guides the search for transformations in concrete reality through praxiological educational practices. The same can be said of the action research methodology. Since this is a reference for many educators (researchers) take it as a reference to develop their practices, seeking to contemplate the emancipation of subjects, criticality and praxis, assumptions of the Critical Theory of the Frankfurt School. However, it is not uncommon for prolonged time, a perspective to prove itself from its theoretical framework. In this sense, this research aimed to analyze the criticality of educational practices applied in action-research dynamics in the field of critical environmental education, in the light of the transforming praxis category, understood here as the collective theoretical/practical effort, oriented to the transformation of concrete reality in search of overcoming socio-environmental contradictions produced by capitalism (TORRES, 2010). To define this category, the searchers demonstrate how the assumptions of Critical Theory underlie the Liberating Education (FREIRE, 2017), which, in turn, help to support the methodology of action research (BALDISSERA, 2001; THIOLLENT, 1986; TOZONI-REIS, 2005; VIEZZER, 2005) and Critical-Transformative Environmental Education (TORRES, 2010). To obtain the data, a survey of articles published in the main journals in the field of Brazilian environmental education was carried out between 2015 and 2019. Only nine articles, among the 1.172 found in the bibliographic research (action-research; participant action-research and participatory action-research) report an educational practice in line with action research, referenced by authors of critical environmental education. From the documentary analysis, we investigate whether the educational practices in question, carry out, approach or distance themselves from the concept of transformative praxis. According to this analysis, it was found that only one article reported a practice that contemplated the analytical category, four approached, and three that distanced. An article was excluded due to lack of information to allow analysis. The results presented indicate a great distance between the discourse and the practice in the field of critical environmental education, emphasizing the need for this approach so that the objectives of critical educational practices are achieved.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento críticopor
dc.subjectOrientação para a emancipaçãopor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectEducação libertadorapor
dc.subjectEducação ambiental crítico-transformadorapor
dc.subjectCritical behaviorpor
dc.subjectEmancipation orientationpor
dc.subjectEducational practicespor
dc.subjectLiberating educationpor
dc.subjectCritical-transfomative environmental educationpor
dc.titleEducação ambiental crítica e teoria crítica: uma análise das práticas educativas de pesquisa-ação à luz da categoria práxis transformadorapor
dc.title.alternativeCritical environmental education and critical theory: an analysis of the educational practices of action-research in the light of the transforming praxis categorypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Torres, Juliana Rezende
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3083345943491817por
dc.description.resumoA educação ambiental crítica é compreendida atualmente como uma perspectiva que orienta a busca por transformações da realidade concreta subsidiadas por práticas educativas praxiológicas. O mesmo pode-se dizer da metodologia de pesquisa-ação, uma vez que esta é uma referência para muitos(as) educadores(as) pesquisadores(as) que a tomam como referência para elaborar suas práticas, buscando contemplar a emancipação dos sujeitos, a criticidade e a práxis, pressupostos da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Contudo, não é raro que ao longo do tempo, uma perspectiva se afaste de seu referencial teórico. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo, analisar a criticidade das práticas educativas desenvolvidas em dinâmicas de pesquisa-ação no campo da educação ambiental crítica, à luz da categoria práxis transformadora, compreendida aqui como o esforço teórico-prático coletivo, orientado para a transformação da realidade concreta em busca da superação de contradições socioambientais produzidas pelo capitalismo. Para estabelecer tal categoria, buscamos evidenciar como os pressupostos da Teoria Crítica fundamentam a perspectiva de Educação Libertadora, que por sua vez, ajuda a fundamentar a metodologia da pesquisa-ação e a Educação Ambiental Crítico-Transformadora. Para obtenção dos dados, foi realizado um levantamento de artigos publicados nos principais periódicos do campo da educação ambiental brasileira entre 2015 e 2019. Apenas nove artigos, dentre os 1.172 encontrados na pesquisa bibliográfica (pesquisa-ação; pesquisa-ação participante e pesquisa-ação participativa) relatam uma prática educativa em consonância com a pesquisa-ação, referenciada em autores(as) da educação ambiental crítica. A partir da análise documental, investigamos se as práticas educativas em questão, efetivam, se aproximam ou se distanciam da concepção de práxis transformadora. De acordo com essa análise, foi constatado que apenas um artigo relatava uma prática que contemplou a categoria analítica, quatro se aproximavam, e três se distanciavam. Um artigo foi excluído por falta de informação que permitisse a análise. Os resultados apresentados indicam um grande distanciamento entre o discurso e a prática no campo da educação ambiental crítica, ressaltando a necessidade dessa aproximação para que os objetivos das práticas educativas críticas sejam alcançados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.461700/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1233497225721187por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil