Show simple item record

dc.contributor.authorBarbosa, Vivian Marina
dc.date.accessioned2020-10-06T20:42:42Z
dc.date.available2020-10-06T20:42:42Z
dc.date.issued2020-07-28
dc.identifier.citationBARBOSA, Vivian Marina. O jogo didático Isogames no estudo da isomeria em compostos orgânicos: indícios de aprendizagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13318.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13318
dc.description.abstractHistorically, the traditional approach about contents has been criticized for its limitations regarding to the scientific knowledge. In this conception, Science is decontextualized and uncritical. Therefore, the teaching and learning contribute just a little to keep the interest and motivation in students. In this sense, this research aimed to identify the evidence of learning about isomerism in organic compounds, based on the execution of the educational game called ISOGAMES, based on problem solving and interdisciplinarity. The interest in the study of the theme arose from the analysis of my own practice, because, several times, the students had difficulty understanding concepts related to isomerism. Thus, this research was guided by the following question: Which evidences of learning, about isomerism in organic compounds, can be identified, through the execution of the educational game ISOGAMES, based on problem solving and interdisciplinarity? To get to this, the qualitative research involved the participation of forty sophomore high students of the full time Chemistry course, in one of the Technical Schools (ETECs) in the state´s countryside of São Paulo. The game itself was used for obtaining and analyzing the datas themselves; it was used Concept Maps (MCs) to the themes like adrenaline, aspartame, trans fat and vitamin C; the speeches of the involved ones and the answers to the problem questions. To identify the evidence of learning were analyzed the MCs built by the participants and, using the same resource were created MCs for each of the themes. It was indentified three categories, namely: development of criticality; disciplinary conceptual understanding (isomerism; enantiomers) and, finally, construction of interdisciplinary and contextual meanings about isomerism in organic compounds. The results indicated that the educational game ISOGAMES revealed contribution and potential for learning concepts about isomerism in organic compounds, since it was conceived from an interdisciplinary and investigative perspective. As an educational product resulting from this Dissertation, this game reflects the relationship between theory and practice and the breaking of disciplinary boundaries.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo didáticopor
dc.subjectIndícios de aprendizagempor
dc.subjectIsomeriapor
dc.subjectEducational gameeng
dc.subjectEvidence of learningeng
dc.subjectIsomerismeng
dc.titleO jogo didático Isogames no estudo da isomeria em compostos orgânicos: indícios de aprendizagempor
dc.title.alternativeAn educational game called “ Isogames” in the study of Isomery in Organic Compound: learning aspectseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1811225448261362por
dc.description.resumoHistoricamente, a abordagem tradicional dos conteúdos vem sendo criticada por sua limitação no que diz respeito ao conhecimento científico. Nessa concepção, a Ciência é descontextualizada e acrítica. Por isso, o processo de ensino e aprendizagem pouco contribui para gerar interesse e motivação nos estudantes. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo identificar os indícios de aprendizagem sobre a isomeria em compostos orgânicos, a partir da execução do jogo didático ISOGAMES, fundamentado na resolução de problemas e na interdisciplinaridade. O interesse pelo estudo do tema surgiu a partir da análise da própria prática pela professora, pois, diversas vezes, os estudantes apresentaram dificuldade de entender conceitos relacionados à isomeria. Dessa forma, esta pesquisa foi balizada com a seguinte questão: Quais indícios de aprendizagem, sobre a isomeria em compostos orgânicos, podem ser identificados, por meio da execução do jogo didático ISOGAMES, fundamentado na resolução de problemas e na interdisciplinaridade? Para tanto, a pesquisa do tipo qualitativa, envolveu a participação de quarenta estudantes do segundo ano do curso de Química integrado ao ensino médio, em uma das Escolas Técnicas (ETECs) do interior do Estado de São Paulo. Utilizamos como instrumentos para obtenção e análise dos dados o próprio jogo; os Mapas Conceituais (MCs) sobre as temáticas adrenalina, aspartame, gordura trans e vitamina C; as falas dos participantes e as respostas das questões-problema. Para identificarmos os indícios de aprendizagem, analisamos os MCs construídos pelos participantes e, a partir do mesmo recurso, criamos MCs para cada uma das temáticas. Identificamos três categorias, a saber: desenvolvimento da criticidade; entendimento conceitual disciplinar (isomeria; enantiômeros) e, por fim, construção de significados interdisciplinares e contextuais sobre a isomeria em compostos orgânicos. Os resultados indicaram que o jogo didático ISOGAMES revelou contribuição e potencial para a aprendizagem de conceitos sobre a isomeria em compostos orgânicos, já que foi concebido a partir de uma perspectiva interdisciplinar e investigativa. Por ser um produto educacional decorrente desta Dissertação, este jogo reflete a relação teoria e prática e a quebra das fronteiras disciplinares.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4363029727115518por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil