Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Caio Henrique Silveira da
dc.date.accessioned2020-10-06T21:43:31Z
dc.date.available2020-10-06T21:43:31Z
dc.date.issued2019-09-20
dc.identifier.citationSILVA, Caio Henrique Silveira da. Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13320.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13320
dc.description.abstractThis investigation considers the idea of educational processes as part of social environments. Through this point of view, we have the understanding of museums as places where knowledge and the sense of era are approached, transposing to the pedagogical area a rich multidisciplinary environment, resulting in its use as a tool for the enlargement of students cultural background. The objective for this research is to analyze educational potentialities which were observed during the visits to the museums, based on the understanding of middle school students. For this qualitative research, we considered the methodology of a case study, in order to understand and emphasize its singularities, which is, in this case, the pedagogical visits provided by SME, in São Carlos. The data were gathered through forms which were distributed to 124 6th grade students. The results show a variety of meaningful knowledge, either part of the curriculum or extracurricular, which enlarges their cultural capital and spread the museologic culture.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPasseios pedagógicospor
dc.subjectRelação museu-escolapor
dc.subjectPotencialidades educativaspor
dc.subjectAprendizagens significativaspor
dc.subjectStudentseng
dc.subjectMiddle-schooleng
dc.subjectPedagogical visitseng
dc.subjectMuseum/school relationshipeng
dc.subjectEducational potentialitieseng
dc.subjectMeaningful knowledgeeng
dc.titlePasseios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental IIpor
dc.title.alternativePedagogical Tours: an analysis of the educational potential of visits to museums in the understanding of elementary school students IIeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Onofre, Márcia Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176529351192598por
dc.description.resumoEste estudo defende a ideia de que em diferentes práticas sociais ocorrem processos educativos. Neste sentido, compreendemos os museus como ambientes que transcendem áreas de conhecimentos e épocas, descrevendo para o pedagógico, um ambiente transdisciplinar de valorosa vivência e gerador de saberes, consequentemente, uma excelente ferramenta para o auxílio do desenvolvimento cultural dos alunos. O objetivo da pesquisa foi a de analisar as potencialidades educativas das visitas à museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II. Para a realização da pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvido um estudo exploratório descritivo, devido a profundidade em um fenômeno educacional, com ênfase na sua singularidade, no caso, as visitas aos museus proporcionadas pelos Passeios Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, SP. A coleta de dados foi permeada pela aplicação de questionários com questões abertas e fechadas a 124 alunos de 6º. ano do ensino fundamental. Os resultados da pesquisa apontam para as variedades de saberes e aprendizados múltiplos e significativos, tanto dos saberes dos conteúdos curriculares como extra curriculares e a ampliação do capital cultural, além da valorização e difusão da cultura museológica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3528286513630336por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil