Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Daniellle Rita dos
dc.date.accessioned2020-10-06T22:41:06Z
dc.date.available2020-10-06T22:41:06Z
dc.date.issued2020-02-20
dc.identifier.citationSANTOS, Daniellle Rita dos. História de vida e constituição dos sujeitos: os alunos em situação de deficiência e a área de Ciências Naturais, Exatas e Tecnológicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13322.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13322
dc.description.abstractEntering public higher education is, for many, the fulfillment of a dream, in addition to the right that the social struggles so often achieved in the Law conquered. In the case of students in situations of disabilities, this entry is consolidated through social movements and becomes a historical flag in the fight for rights, which until then was quite absent in the scenario of public higher education in Brazil. In this process, new questions about treatment are mobilized, both in the access and permanence of students at the university, as well as in the career options and training trajectories of these students. Thinking about inclusive practices involves, involving, even if in a limited perspective, understanding who are these students in situations of disabilities that enter in a higher education. Bearing in mind that courses linked to the area of Natural, Exact and Technological Sciences are part of a hegemonic area, which has little space for dialogue with a difference, in this research, from the visibility of life histories of students in situations of disabilities , sought - to understand possible intricacies, contexts and factors related to the life histories of young university students, when booking vacancies for People with Disabilities (PwD), who opted for a career in the area of Natural, Exact or Technological Sciences. The study was guided by theoretical discussions related to inclusion in higher education, based on the sociology of disability from the perspective of Michael Foucault and research on entering and staying in the university environment. As the qualitative research methodology, episodic interviews were carried out, and the sequence sought to analyze the way of comprehensive-interpretative analysis of life trajectories and the dialogue with the theoretical references of the analysis. The thematic axes of analysis emerged from childhood, adolescence, a family relationship, a schooling trajectory, a choice by the university and the future plans in their narratives. The study made it possible to embark within the narratives and to look at the formation of disciplinary processes and devices that remain in different conditions, as well as rules and processes that do not depend on the people in situations of disabilities.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistórias de vidapor
dc.subjectSituação de deficiênciapor
dc.subjectCiências naturais, exatas e tecnológicaspor
dc.subjectLife historieseng
dc.subjectSituations of disabilitieseng
dc.subjectNatural, Exact and Technological Scienceseng
dc.titleHistória de vida e constituição dos sujeitos: os alunos em situação de deficiência e a área de Ciências Naturais, Exatas e Tecnológicaspor
dc.title.alternativeLife history and constitution of subjects: students in situation of disabilities and the area of Natural, Exact and Technological Scienceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Carolina Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152101475247049por
dc.contributor.advisor-co1Pessanha, Márlon Caetano Ramos
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6347223505034848por
dc.description.resumoO ingresso no Ensino Superior público é para muitos a realização de um sonho. No caso dos estudantes em situação de deficiência, o ingresso se consolidou por meio dos movimentos sociais e se tornou uma bandeira histórica na luta por direitos. Neste processo, mobilizam-se novos questionamentos que tratam, tanto do acesso e permanência dos estudantes na universidade, como das opções de carreira e trajetórias formativas dos mesmos. Pensar em práticas inclusivas envolve, necessariamente, mesmo que em um olhar delimitado, compreender quem são esses alunos em situação de deficiência que ingressam no ensino superior. Tendo em conta que cursos ligados à área de Ciências Naturais, Exatas e Tecnológicas são parte de uma área hegemônica, que possui pouco espaço de diálogo com a diferença, nesta pesquisa, a partir da visibilidade de histórias de vidas de estudantes em situação de deficiência, buscou-se compreender possíveis meandros, contextos e fatores relacionados às histórias de vidas de jovens universitários, na reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD), que optaram por uma carreira da área de Ciências Naturais, Exatas ou Tecnológicas. A pesquisa baseou-se em discussões teóricas referentes à inclusão no ensino superior, tendo como base a sociologia da deficiência sob a ótica de Michael Foucault e pesquisas sobre ingresso e permanência no ambiente universitário. Como metodologia de pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas episódicas, e em sequência buscou-se analisá-las pautando-se na forma de análise compreensiva-interpretativa das trajetórias de vida e o diálogo com os referencias teóricos de análise. Os eixos temáticos de análise surgiram a partir da infância, adolescência, a relação familiar, a trajetória de escolarização, a escolha pela universidade e os planos futuros em suas narrativas. A pesquisa realizada possibilitou embarcar para dentro das narrativas e levantar olhares para a formação de processos disciplinares e dispositivos existentes nas diferentes instituições, assim como normas e processos que não dependerão da situação de deficiência das pessoas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdProtocolo: 3.670.808por
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2428250113482651por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil