Show simple item record

dc.contributor.authorGuimarães, Gabriela Guerreiro
dc.date.accessioned2020-10-14T16:11:24Z
dc.date.available2020-10-14T16:11:24Z
dc.date.issued2020-08-31
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Gabriela Guerreiro. Formação de nexos conceituais do número na educação infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13336.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13336
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the conceptual nexuses of the natural numbers that are formed in children developed from Triggering Situations of Learning (SDA) provided in the context of Teaching Guiding Activities (AOE). In this context, it is necessary consider the role of interactions in the process in the process of forming conceptual nexuses of the number as content that are related to counting from SDA. The interactions are directly related to the work developed in an early childhood school in the countryside of São Paulo, in the year 2019 which involved 23 children, aged 5 and 6 years. The questions that led the research were defined as follows: What are the conceptual nexuses of the natural numbers that are formed in children while interacting in situations that trigger learning? What is the role of interactions in this process? The investigation is based on the assumptions of historical-cultural theory. The data were obtained from the development of SDA about the conceptual nexuses of the number, such as: numerical sense, correspondence one by one, grouping and numerical representation through the use of one game entitled: Quantitative hula hoops of colors and four games called: The deck of numerical sense; When the man didn't have to count; The problem of heroes and Numerical hula hoops. In this context, the SDA which are in the form of play and games are configured as an educational product, in which it was sought to enable predominantly playful learning in the context of early childhood education. As a result, the data obtained indicate that from the developed SDA, children were able to interact with the conceptual nexus of numbers, thus facilitating the apprehension of counting, in which it was found that in all children the conceptual nexus was formed, in some of them formed the conceptual nexus of correspondence one by one and, in the minority, the conceptual nexus of grouping. In this sense, the role of interactions highlights for its importance in the knowledge acquisition process, which provided greater appropriation by children of the conceptual nexuses of the number, facilitating learning and providing greater development for children.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNexos conceituais do númeropor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAtividade orientadora de ensinopor
dc.subjectSituação desencadeadora de aprendizagempor
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectConceptual nexuses of the numbereng
dc.subjectLudiceng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectTeaching guiding activityeng
dc.subjectTriggering situations of learningeng
dc.subjectHistorical-Cultural Theoryeng
dc.subjectInteractioneng
dc.titleFormação de nexos conceituais do número na educação infantilpor
dc.title.alternativeFormation of conceptual connections of number in early childhood educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria do Carmo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505por
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar os nexos conceituais dos números naturais que se formam em crianças desenvolvidos a partir de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) proporcionadas no contexto de Atividades Orientadoras de Ensino (AOE). Nesse contexto há de se considerar o papel das interações no processo de formação de nexos conceituais do número como conteúdo que se relacionam à contagem a partir de SDA. As interações estão diretamente relacionadas ao trabalho desenvolvido em uma escola de educação infantil do interior de São Paulo, no ano de 2019 que envolveu 23 crianças, com idade de 5 e 6 anos. As questões que conduziram a pesquisa foram assim definidas: Quais os nexos conceituais dos números naturais que se formam em crianças enquanto interagem diante de situações desencadeadoras de aprendizagem? Qual é o papel das interações neste processo? A investigação está fundamentada nos pressupostos da teoria histórico-cultural. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de SDA sobre os nexos conceituais do número, tais como: senso numérico, correspondência um a um, agrupamento e representação numérica por meio do uso de um jogo intitulado: Bambolês quantitativos das cores e quatro brincadeiras denominadas de: O baralho do senso numérico; Quando o homem não precisava contar; O problema dos heróis, Bambolês numéricos. Neste contexto, as SDA que estão no formato de brincadeiras e jogos se configuram como produto educacional, em que procurou-se possibilitar aprendizagens predominantemente lúdicas no contexto da educação infantil. Como resultado, os dados obtidos indicam que a partir das SDA desenvolvidas, as crianças puderam interagir com os nexos conceituais dos números, facilitando assim, a apreensão da contagem. Nesse sentido, o papel das interações se destaca por sua importância no processo de aquisição de conhecimento, o que proporcionou maior apropriação pelas crianças dos nexos conceituais do número, sendo facilitador de aprendizagem e proporcionando maior desenvolvimento delas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9775395172698200por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil