dc.contributor.author | Silva, João Vitor Ruvira Batista da | |
dc.date.accessioned | 2020-10-17T13:39:32Z | |
dc.date.available | 2020-10-17T13:39:32Z | |
dc.date.issued | 2020-08-19 | |
dc.identifier.citation | SILVA, João Vitor Ruvira Batista da. A formação da subjetividade autêntica nos primeiros escritos de Nietzsche. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13350. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13350 | |
dc.description.abstract | Focusing on the formation of authentic subjectivity in Nietzsche's first writings, this
dissertation was developed in two moments: first, working with the concept of tragedy,
presented in his first work The Birth of Tragedy, as a possibility of criticizing the
supremacy of reason, and as a possibility of a tragic formation; later, in his writings on
education, On The Future of Our Educational Institutions and Schopenhauer as
Educator, looking for an understanding of the process of “becoming what one is”, of
the formation of authentic subjectivity, based on the criticism that Nietzsche makes to
the educational institutions of his time and Schopenhauer's exemplarity, as a possibility
for the advent of the singular, authentic and honest individual. Nietzsche's own
biography is seen here as an example of this formative process of “becoming what one
is”: his teaching career; his defense of the Wagnerian cultural project; and his gradual
departure from the influence exerted by Schopenhauer and Wagner on his own life
and way of thinking, on his own philosophy. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Nietzsche | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Subjetividade | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Subjectivity | eng |
dc.title | A formação da subjetividade autêntica nos primeiros escritos de Nietzsche | por |
dc.title.alternative | The formation of authentic subjectivity in Nietzsche's first writings | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Maamari, Adriana Mattar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5707827597161294 | por |
dc.description.resumo | Tendo como foco principal a formação da subjetividade autêntica nos primeiros
escritos de Nietzsche, a presente dissertação foi desenvolvida em dois momentos:
primeiramente, trabalhando com a concepção de tragédia, apresentada em sua
primeira obra O nascimento da tragédia, como possibilidade de crítica à supremacia
da razão e de uma formação trágica; posteriormente, buscando em seus escritos
sobre educação, Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino e
Schopenhauer como educador, uma compreensão do processo de “tornar-se o que
se é”, da formação da subjetividade autêntica, a partir da crítica que Nietzsche faz aos
estabelecimentos de ensino de sua época e da exemplaridade de Schopenhauer,
como possibilidade do advento do indivíduo singular, autêntico e honesto. A própria
biografia de Nietzsche é percebida, aqui, como exemplo desse processo formativo de
“tornar-se o que se é”: sua carreira de professor; sua defesa do projeto cultural
wagneriano; e seu gradual afastamento da influência exercida por Schopenhauer e
Wagner sobre sua própria vida e seu modo de pensar, sobre sua própria filosofia. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7382572125647014 | por |