Show simple item record

dc.contributor.authorMachado, José Ronaipe das Neves
dc.date.accessioned2020-11-02T20:36:41Z
dc.date.available2020-11-02T20:36:41Z
dc.date.issued2020-05-13
dc.identifier.citationMACHADO, José Ronaipe das Neves. Gestão da mudança educacional nas escolas da Inspetoria Madre Mazzarello. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13394.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13394
dc.description.abstractThis qualitative research presents as its central goal the analysis of the educational change process management accomplished by the schools within the Inspetoria Madre Mazzarello. The research intends to deepen the knowledge regarding the processes and dynamisms that bring about efficacy and success to an education change process. The data interpretation and analysis were carried about upon the establishiment of the analysis categories, which were inductively developed, and its theoretical referential was the educational change process literature. Data were gathered upon open interviews and quiestionaires adhibition. Data were analyzed based on the Content Analyiss theoretic-methodological approach and premises, as well as on its tecniques, applying the support, resources and tools of computer softwares in order to treat and organize the same data. Analysis resulted in the establishement of six categories, which made it possible to proceed to data interpretation: communication management, organizational management, pedagogical management, change theory and meaning, stages of change process, and actors involved in the change process. Each analysis category contributed to understand and identify the factors tha affected the educational change process management within the Inspetoria Madre Mazzarello, emphasizing how respondents identify the factors that positively affected the Effective Practice Project and how they concurred to its success. Those factors are related to: the attention to the communicational process in order to achieve adhesion, engagement, and commitment; necessity of contextualizing the proposal to each school reality; the centrality of pedagogical related issues, including the teaching and learning process, teachers training, support and follow-up, and leadership commitment; the attention to the way upon which people elaborate meaning and develop an implicit change theory; the organization and understanding of the change process, accordingly to the demands and challenges inherents to each stage comprised in the same process, that is, initiation, implementation, and institutionalization; the demand to promote the envolvement of the multiple groups of people who are envolved with the change process.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectGestão da mudança educacionalpor
dc.subjectProjeto de mudançapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectEducational administrationeng
dc.subjectEducational change managementeng
dc.subjectChange projecteng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectPedagogical managementeng
dc.titleGestão da mudança educacional nas escolas da Inspetoria Madre Mazzarellopor
dc.title.alternativeEducational change management within Inspetoria Madre Mazzarello´s schoolseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Conti, Celso Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6967887143687279por
dc.description.resumoEsta pesquisa de natureza qualitativa apresenta como objetivo central analisar o processo de gestão da mudança realizado pelas escolas da Inspetoria Madre Mazzarello e busca aprofundar o conhecimento referente aos dinamismos e processo que possibilitam a eficácia e o êxito de um processo de mudança em educação. Ancoradas nos pressupostos teórico-metodológicos e técnicas da análise de conteúdo, com apoio de programas de computador para organização e tratamento dos dados, os quais foram obtidos mediante a aplicação de questionários e entrevistas abertas, a interpretação e análise dos dados desenvolveram-se mediante o estabelecimento de categorias de análise de forma indutiva, tendo como referencial a literatura do campo da gestão da mudança educacional. A análise conduziu ao estabelecimento de seis categorias para realizar a interpretação do corpus de dados: gestão da comunicação, gestão organizacional, gestão pedagógica, teoria e sentido da mudança, etapas do processo de mudança e sujeitos envolvidos. Cada uma das categorias de análise colaborou para identificar os aspectos que impactaram a gestão do processo de mudança na Inspetoria Madre Mazzarello, colocando em evidência a maneira como os participantes perceberam os fatores que contribuíram para o êxito do Projeto desenvolvido nas escolas. Esses fatores se referem: ao cuidado com a gestão dos processos comunicacionais a fim de gerar adesão e comprometimento; à necessidade de contextualização da proposta à realidade da cada escola; à centralidade que as questões relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem ocuparam no Projeto, incluindo a formação dos docentes, seu acompanhamento e o comprometimento das lideranças; à atenção à maneira como as pessoas elaboram um sentido para a mudança e desenvolvem uma teoria implícita sobre a mesma mudança; à organização e entendimento da gestão da mudança educacional, segundo as demandas e desafios inerentes a cada uma das diversas etapas nela implicadas, ou seja, implantação, na implementação e na institucionalização; à exigência de promover o engajamento dos diversos grupos de pessoas envolvidos com a proposta de mudança.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3944175066860793por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil